Tem ganhado força e pode ser confirmada nos próximos dias, segundo informações de bastidores, a possibilidade de Adailton Sousa (PL) ser lançado como pré-candidato ao Senado pelo grupo de Valmir de Francisquinho (PL) para as eleições de 2026.
Caso a pré-candidatura seja oficializada, Valmir entrará de vez na briga pela vaga do PL na corrida ao Senado, acirrando a disputa dentro do partido, que já conta com Eduardo Amorim e Rodrigo Valadares como pré-candidatos à Casa Alta.
Adailton já declarou publicamente, em diversas ocasiões, sua intenção de disputar o cargo, defendendo que Valmir tem legitimidade para indicar um dos nomes do partido para a disputa. Ele também criticou indiretamente a possível candidatura de Rodrigo Valadares, que atualmente está no União Brasil, mas cogita disputar a eleição pela legenda, o que evidencia ainda mais o clima de divisão interna. Segundo ele, se o prefeito de Itabaiana não puder fazer a indicação, estará desprestigiado dentro da legenda, podendo se desfiliar dela.
Em 2026, Sergipe terá duas vagas ao Senado em disputa — atualmente ocupadas por Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (MDB), ambos com pretensões de reeleição. Com Adailton, que também é cotado para disputar uma vaga na Alese, o PL pode chegar a três nomes na disputa pelo Senado, o que contraria os planos iniciais do partido, que pretendia lançar apenas um candidato por estado, a fim de evitar a fragmentação dos votos no campo conservador.