O deputado federal por Sergipe, Rodrigo Valadares (UB), é o nome favorito da oposição em Brasília para continuar como relator do Projeto de Lei que prevê anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro.
O sergipano já foi responsável pela relatoria do texto durante a fase de discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Desde então, a tramitação da proposta ficou paralisada.
Segundo a CNN, caso permaneça como relator, o parlamentar pretende levar o projeto ao plenário para buscar um acordo. A ideia seria anistiar os crimes mais graves — como abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado — mantendo, no entanto, as punições para atos como a destruição de patrimônio público, que têm penas mais brandas.
Na segunda-feira, 14, a oposição protocolou um pedido de urgência para o projeto. Na prática, isso acelera a tramitação, permitindo que o texto seja analisado diretamente pelo plenário, sem passar por uma comissão especial.
De acordo com Rodrigo, a expectativa é que, com o pedido de urgência já apresentado, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), possa pautar a proposta logo após o feriado da Páscoa. “Vamos aguardar o retorno de Hugo para definir isso”, afirmou.