As eleições de 2026 estão se aproximando e, até lá, muitas pesquisas serão divulgadas, avaliando a opinião pública sobre quem está na frente nesta corrida eleitoral. Mas, por ora, as já publicadas mostram um cenário claro para o próximo ano, confirmando diversas análises da Realce — especialmente sobre a possível reeleição de Fábio Mitidieri (PSD) e os embates para o Senado.
A revista já divulgou sua primeira pesquisa para o páreo, sacudindo os bastidores da classe política e evidenciando aquilo que já vinha sendo percebido: o atual governador, fortalecendo sua gestão e entregando resultados cada vez mais visíveis à população, desponta como o favorito.
Vale lembrar que, em 2022, a Realce também divulgou pesquisas para a disputa pelo Palácio dos Despachos e foi certeira ao apontar o favoritismo de Valmir de Francisquinho (PL) naquele ano – hoje, o prefeito de Itabaiana já não encontra o mesmo cenário favorável, devido aos desgastes e a natural queda na aceitação desde então.
Pesquisa
Para o governo do Estado, Fábio lidera isolado em todos os cenários, seguido por Valmir e Rogério – este que deve mesmo disputar ao Senado. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Gadu entre os dias 13 e 17 de abril deste ano, de forma presencial e por telefone, com 2.428 entrevistados em todas as regiões do estado. A margem de erro é de 3,62 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
Pesquisa II
Para o Senado, a sondagem mostra Rogério na ponta, mas com margem apertada sobre o segundo colocado, Rodrigo Valadares (UB), com quem aparece em empate técnico — o que indica um cenário bastante acirrado no campo ideológico para este posto.
Pesquisa III
A Realce também publicará na segunda-feira, 28, números exclusivos de uma pesquisa para deputado estadual, que promete trazer um panorama de como está a corrida que já tem agitado diversas lideranças em todo o estado.
Climão
Lagarto somou-se aos 45 municípios que já sediaram o programa “Sergipe é Aqui”, do Governo do Estado, e, como previsto na última edição da coluna, a ação no município deu o que falar nos bastidores — sendo palco, inclusive, de um verdadeiro climão entre Danielle Garcia e Jackson Barreto após o recente embate entre os dois envolvendo a Operação Torre de Babel. As fotos falaram por si só.
Vice
O governador Fábio, obviamente, foi alvo de diversos questionamentos na oportunidade, sendo um dos principais deles a possibilidade de Priscila Felizola ser sua vice em 2026. A ideia foi bem recebida e avaliada positivamente pelo chefe do Executivo estadual, que elogiou a atuação da filha do ex-governador Belivaldo à frente do Sebrae Sergipe.
Reatar casamento
Na última semana, a Realce trouxe informações exclusivas sobre articulações no grupo governista, que busca aparar arestas e sair coeso nas eleições de 2026. O grande ponto de interrogação permanece sobre o PT, cuja adesão seria um reforço significativo para o agrupamento. E, nesta sexta-feira, 25, o senador Rogério Carvalho (PT) voltou a comentar sobre o assunto, demonstrando interesse em retomar a aliança com Fábio Mitidieri (PSD).
Reatar casamento II
A nível nacional, já há movimentações para que os partidos se unam em 2026. Inclusive, surge a possibilidade de o PSD indicar o vice na candidatura à reeleição do presidente Lula (PT). Essa conjuntura favorece uma reaproximação entre os partidos também no plano estadual, tornando a aliança ainda mais provável.
Jeito novo
Deu o que falar, nesta semana, o encontro entre Sérgio Reis (PSD) e Gustinho Ribeiro (Republicanos) em Brasília, onde o pessedista buscou recursos, obras e investimentos para Lagarto. A imagem dos dois juntos surpreendeu parte da classe política e mostrou que a promessa de um “jeito novo” de fazer política do prefeito não ficou só no discurso de campanha — ao contrário da gestão passada, quando o município enfrentou entraves graves para receber verbas federais, especialmente as indicadas pelo deputado Fábio Reis (PSD).
Exemplo a ser seguido
A Câmara de Itabaiana aprovou um projeto de lei que proíbe fogos de artifício com estampido e outros artefatos sonoros, atendendo à proposta do vereador Breno de Vardo (PL). A medida busca proteger pessoas com hipersensibilidade auditiva, pacientes e animais, sem afetar tradições populares como o São João e o réveillon, que poderão seguir com fogos silenciosos.
Ibrain e a tacada de mestre
Pelo visto, o baixinho herdou a habilidade política de seu pai, o eterno Valmir da Madereira. O deputado ficou no centro dos holofotes políticos de Sergipe, virando a eleição para o Senado de cabeça para baixo, após articulação que a Realce trouxe com exclusividade sobre a possível indicação de João de Solinha para a primeira suplência de André Moura.