O UB e o PP formalizam na tarde de hoje, 29, às 15h, o lançamento da federação União Progressista. O evento será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.
A oficialização do bloco ocorre após meses de negociações entre os presidentes do União Brasil, Antonio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira. Ambos exercerão uma co-presidência da federação até o final deste ano. Em janeiro de 2026, o grupo deve escolher um novo presidente.
Em Sergipe, a expectativa gira em torno de quem vencerá a acirrada queda de braço: André Moura ou Laércio Oliveira. O presidente estadual do União Brasil era, inicialmente, o favorito, após intensas articulações em Brasília e até mesmo no Rio de Janeiro, mas viu, nas últimas semanas, o senador progressista angariar apoios de peso para comandar o bloco no estado.
Instituído pelo Congresso Nacional em 2021, o modelo de federação partidária permite que os partidos atuem de forma unificada em todo o país, funcionando como uma única agremiação por, no mínimo, quatro anos.
Juntos, os partidos formarão o maior agrupamento da Câmara dos Deputados, com 108 parlamentares, e o terceiro maior do Senado, com 13 integrantes.