Nas últimas semanas de movimentações antes da oficialização da federação União Progressista, o senador e presidente estadual do PP, Laércio Oliveira, conseguiu apoios de peso para comandar o bloco em Sergipe, mas deve prevalecer a força de articulação de André Moura (UB), que era o favorito para a posição, segundo informações.
Como já abordado pela Realce, de olho na liderança do bloco, André teria articulado pesado em Brasília, mobilizando também suas bases no Rio de Janeiro. Além disso, utilizou sua proximidade com o ex-presidente Michel Temer (MDB) para consolidar seu nome à frente da federação.
Também pode ter pesado a seu favor o cenário positivo do UB no estado, onde foi o segundo partido com maior número de prefeitos eleitos em 2024, além de contar com maior representação na Alese e nos legislativos municipais.
Vale lembrar que também há a possibilidade de haver um revezamento no comando, assim como será na direção nacional entre Ciro Nogueira e Rueda até dezembro.
A federação foi oficializada ontem, 29, em Brasília, em evento que contou com a presença tanto de Laércio quanto de André. Juntos, os partidos agora formam a maior bancada da Câmara dos Deputados e a terceira maior do Senado, além de projetarem um fundo eleitoral bilionário para 2026.