A partir da próxima sexta-feira, 2, Sergipe estará sob novo comando: a presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), desembargadora Iolanda Guimarães, que será governadora por uma semana. A transmissão do cargo acontecerá às 9h, no Palácio-Museu Olímpio Campos.
A posse ocorre em razão das ausências do governador Fábio Mitidieri (PSD), do vice-governador Zezinho Sobral e do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD).
Zezinho está em Barcelona, onde participa de um seminário sobre gestão até o dia 2, e em seguida se junta à comitiva de Mitidieri nos Estados Unidos, onde o governador participará da Offshore Technology Conference (OTC 2025), em Houston, Texas — maior feira internacional do setor de petróleo e gás. Jeferson também solicitou licença entre os dias 2 e 10 de maio para integrar a missão oficial, que busca ampliar a presença de Sergipe no cenário energético global.
O retorno do governador está previsto para o dia 10 de maio, quando reassume oficialmente o cargo.
Esta será a primeira vez que uma mulher assume o Governo de Sergipe durante a gestão Mitidieri, que tem se destacado nacionalmente pelo protagonismo feminino. O estado está entre os cinco com maior participação de mulheres na administração pública: 41% do secretariado é composto por mulheres, índice bem acima da média nacional, segundo os Institutos Aleias, Alziras, Foz e Travessia Políticas Públicas. Um dos destaques é a atuação da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Erica Mitidieri, que tem representado o governador em diversas agendas pelo interior e se consolidado como uma espécie de segundo governo.