O deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos) indicou Vander Costa, natural de Moita Bonita, para o cargo de Coordenador Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), intensificando a já grande insatisfação de seus aliados em Lagarto — que, há tempos, demonstram descontentamento com a condução política do parlamentar.
Na cidade, o que se observa é uma verdadeira debandada no bloco de Gustinho, com importantes lideranças rompendo com ele, insatisfeitas com sua forma de articulação. Entre os nomes que já romperam estão Belizário, Vilânio do 13, Dwitht do Assentamento, Soró da Brasília e o ex-vice-prefeito Fábio Frank — este último gerando forte impacto nos bastidores.
Como já abordado pela revista, uma das principais queixas — segundo fontes e compartilhada por diversos membros do bloco — é a sensação de abandono em relação às definições políticas, tanto as próprias quanto as de seus aliados.
E a escolha de Vander, que não é de Lagarto, amplia ainda mais esse desconforto entre os aliados locais de Gustinho, que esperavam ter mais protagonismo nas indicações de cargos estratégicos.
Em Lagarto, o que se comenta é que Gustinho acredita que será carregado pela ilusória força eleitoral de Hilda Ribeiro (Republicanos), e esse seria o motivo de estar investindo em outras regiões, deixando aliados históricos da cidade de lado. Um erro gravíssimo, já que a ex-prefeita saiu da gestão com grandes desgastes, após o caos administrativo encontrado por seu sucessor, incluindo salários atrasados, até mesmo de pessoas engajadas na campanha e que exerceram funções da gestão sem saber que estavam trabalhando de forma totalmente gratuita.