A Gerência de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) estendeu o alerta de chuvas fortes, com possibilidade de trovoadas e descargas elétricas, até a sexta-feira, 9.
Segundo a previsão, o acumulado diário pode ultrapassar 50 mm/dia e os ventos intensos podem variar de 40 a 80 km/h, a depender da região.
Cidades como Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Poço Verde, Boquim, Tomar do Geru e Estância ultrapassaram o acumulado esperado para todo o mês de maio.
A instabilidade termodinâmica em Sergipe é resultado de uma frente estacionária que continua atuando no estado. Isso se deve à canalização do fluxo de umidade nos baixos níveis da atmosfera, facilitando o transporte de nuvens convectivas para o estado, como, também, devido ao intenso aquecimento e umidade do oceano Atlântico adjacente.
A Semac ainda alerta que essas condições podem gerar riscos como alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de córregos e rios, além de dificuldades em rodovias.