Herdeiro político do saudoso Valmir Monteiro (in memoriam), Ibrain (PV) é o nome que ganha destaque hoje na série da Realce que analisa os mandatos dos 24 deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Em 2018, Ibrain foi eleito para seu primeiro mandato na Alese com 32.059 votos, sendo o mais votado em Lagarto, onde obteve 15.639 votos. Já em 2022, foi reeleito com 16.554 votos, dos quais 8.915 vieram do município. Naquela eleição, o primeiro colocado na cidade foi Sérgio Reis (PSD) que conquistou mais de 12 mil votos. Agora, em um movimento inverso, será o prefeito que contribuirá com sua candidatura — assim como o parlamentar o fez em 2024, mesmo diante de naturais buscas de espaços de aliados leais do prefeito e, de forma inescrupulosa, de um aliado que tenta barganhar espaços na gestão- sobre isso a Realce prepara provas contundentes para trazer aos seus leitores.
No ano passado, o parlamentar foi um dos principais responsáveis pela vitória do prefeito em Lagarto e já recebeu o apoio declarado do gestor para disputar mais um mandato na Alese. Para as eleições de 2026, a classe política local acredita que ele deverá ser o mais votado do município e terá uma eleição mais tranquila do que a anterior, quando se dividia entre a disputa eleitoral e o apoio ao pai enfermo.
Na Alese, Ibrain tem se destacado por sua atuação em diversas áreas, com a apresentação de projetos de lei que refletem seu compromisso com a saúde, segurança, cultura e desenvolvimento regional, sendo um dos nomes mais atuantes nos debates centrais de seu reduto eleitoral, Lagarto.
Um dos projetos de sua autoria é o Projeto de Lei nº 341/2023, que visa proibir os planos de saúde de limitarem consultas e sessões de fisioterapia intensiva para pacientes diagnosticados com microcefalia.
Além disso, Ibrain de Valmir apresentou o Projeto de Lei nº 310/2024, que altera a denominação da Rodovia SE-270, no trecho entre o Povoado Água Fria, em Salgado, e a cidade de Lagarto, para “Rodovia Estadual Valmir Monteiro”, em homenagem ao seu pai, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Lagarto.
Na área cultural, o deputado protocolou um projeto de lei que determina que 80% das atrações artísticas em eventos patrocinados pelo governo estadual sejam compostas por artistas sergipanos, valorizando a cultura local e incentivando os talentos regionais.
Em relação à segurança nas escolas, Ibrain de Valmir propôs um projeto de lei que visa fortalecer as políticas públicas de segurança nas instituições de ensino, incluindo a instalação de detectores de metais, para proteger alunos e profissionais da educação.
O deputado também é autor do Projeto de Lei nº 235/2024, que reconhece de utilidade pública estadual a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Colônia Miranda, localizada no município de São Cristóvão, fortalecendo o apoio às iniciativas comunitárias.
Além desses, o lagartense é responsável por diversos outros projetos importantes, que traremos com maiores detalhes na segunda etapa desta série.