Na política, a receita para gestores conseguirem a reeleição passa, cada vez mais, pela capacidade de entregar resultados concretos, e de comunicar bem essas entregas, tornando a gestão seu maior cabo eleitoral. O que pesa mesmo é a percepção de que o governo funciona, que obras saem do papel e que a vida das pessoas melhora, ainda que minimamente. E, em Sergipe, o cenário não é diferente. Para Fábio Mitidieri (PSD), a chave para 2026 está diretamente ligada à percepção do eleitor sobre sua administração. Se a população reconhece avanços e melhorias concretas, a continuidade se torna um caminho natural.
Desde que assumiu o Executivo em janeiro de 2023, apesar de ter iniciado com algumas falhas, que logo reverteu, ele tem se consolidado como um dos gestores mais eficientes da história recente do estado, adotando uma abordagem baseada em planejamento, articulação institucional e foco em metas concretas. Sua gestão, até aqui, tem sido marcada por estabilidade política, avanço em áreas estratégicas e indicadores que refletem crescimento e eficiência.
Enquanto isso, internamente, tem mantido a base governista unida, mesmo em meio a disputas nacionais, eleições internas e prévias. Sua habilidade de acomodar forças, cumprir acordos e manter o foco na entrega pública tem sido um diferencial que o coloca, hoje, como favorito à reeleição em 2026, com amplo apoio popular nas pesquisas que também o mostram com uma boa avaliação como gestor.
Oposição desestruturada para o Governo
A oposição, por outro lado, segue desestruturada para a disputa pelo Governo do Estado. Enquanto insiste no discurso superficial de que seria Fábio quem deseja vencer por W.O., ainda não apresentou sequer um nome com real potencial de ameaçar sua reeleição em 2026.
Emanuel Cacho
O único adversário contra Fábio, até o momento, é o advogado criminalista Emanuel Cacho, que se apresenta como um pré-candidato da oposição.
MDB/Republicanos
Mais uma federação partidária está em construção, desta vez, entre o MDB e o Republicanos, e pode impactar diretamente o cenário político sergipano. Para o ex-deputado Heleno Silva (Republicanos), a formação do bloco será especialmente favorável ao senador Alessandro Vieira (MDB), que almeja ser o segundo nome apoiado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) na disputa pelo Senado em 2026.
Valmir no Republicanos
Heleno confirmou articulações de Valmir de Francisquinho para deixar o PL e migrar para o Republicanos. Segundo ele, o itabaianense tentou viabilizar o movimento em Brasília, sem sucesso, e tem feito as costuras via o filho, deputado Ícaro.
Edvaldo
Pré-candidato ao Senado, o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), testemunhou nesta semana tentativas de seus adversários para provocar mal-estar com o governador Fábio Mitidieri (PSD), implantando nos bastidores narrativas, que o próprio classificou como sem fundamentos, de que estaria mantendo diálogos com Valmir de Francisquinho (PL).
Rodrigo
Rodrigo Valadares (UB) também alegou estar sendo alvo de fake news de seus adversários para o Senado, especialmente após a denúncia sobre o suposto uso indevido de recursos da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) para custear viagem a um evento privado vinculado à campanha presidencial de Donald Trump, nos Estados Unidos – a qual já foi arquivada pelo TCU.
Rogério
O senador e líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT) tem sido o grande alvo dos ataques. No episódio mais recente, por exemplo, adversários políticos pinçaram trechos fora de contexto de uma entrevista do petista para tentar colar nele a pecha de “direitista”, quando na verdade apenas criticou extremismos que travam o Brasil.
Um novo momento
O deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) celebrou a liberação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,5 milhão destinada à saúde de Lagarto. O recurso, já depositado na conta do município, foi viabilizado com o apoio do Governo do Estado e deverá ser aplicado na melhoria da infraestrutura das unidades de saúde e na ampliação do atendimento à população. “É fruto do nosso compromisso com o povo de Lagarto”, afirmou o parlamentar, destacando ainda que a cidade vive um novo momento de reconstrução, em parceria com a prefeitura e o prefeito Sérgio Reis.
Climão em Dores
A prefeita Ianna Porto criticou o deputado estadual Cristiano Cavalcante por tentar se apropriar da obra da ponte na Borda da Mata, articulada por ela junto ao governo após um acidente na região. Em resposta às críticas, o parlamentar recorreu ao machismo, dizendo que a prefeita não tem “maturidade para o cargo”. A gestora rebateu afirmando que ele destinou apenas R$ 100 mil em emendas ao município.