Mais uma pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 20, para a disputa pelo Governo de Sergipe, desta vez realizada pelo Instituto IDPS.
E o que chama atenção no levantamento é que Valmir de Francisquinho (PL) aparece na liderança, com 36% das intenções de voto em um cenário estimulado, mas com uma desvantagem de mais de 13 pontos percentuais em relação ao grupo governista, quando somados os percentuais de Fábio Mitidieri (PSD) e Edvaldo Nogueira (PDT), que juntos têm 49,7% da preferência.
O governador aparece com 30,1%, e o ex-prefeito de Aracaju com 19,6%, este que já esclareceu publicamente que é pré-candidato ao Senado, e não ao governo estadual, como vem sendo ventilado nos bastidores pelo grupo de Valmir, conforme já abordado pela Realce.
Edvaldo já confirmou seu apoio à reeleição de Fábio, reforçando que sua pré-candidatura é ao Senado Federal. Portanto, a inclusão de seu nome na pesquisa para o governo pode distorcer a percepção real das intenções de voto, favorecendo artificialmente a posição de Valmir.
Apenas 9% dos entrevistados declararam intenção de votar em branco, anular o voto ou não votar em nenhum dos três nomes apresentados, enquanto 5,3% não souberam ou preferiram não opinar.
A pesquisa foi realizada presencialmente em 61 dos 75 municípios sergipanos, com uma amostra de 1.101 entrevistados. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos.