O governador Fábio Mitidieri recebeu hoje, 30, o anteprojeto da nova ponte que interligará Aracaju à Barra dos Coqueiros, concluído com 45 dias de antecedência. A entrega representa mais uma etapa vencida para o início das obras, que agora seguem para a fase de licitação.
Com o anteprojeto finalizado, a expectativa é que o edital da obra seja lançado em agosto e, com isso, o cronograma avance para que a ordem de serviço possa ser emitida ainda em 2025. A construção da segunda ponte sobre o Rio Sergipe é tratada como estratégica pelo governo, com previsão de R$ 280 milhões em investimentos.
A nova ponte integrará um complexo viário com três viadutos na Coroa do Meio, o que deve resolver problemas históricos de mobilidade na região e preparar Aracaju e a Barra para o crescimento urbano nas próximas décadas.
Durante a reunião com as equipes da Sedurbi e da Adema, o governador Fábio Mitidieri destacou a importância do avanço do projeto. “Uma etapa vencida, que a gente fez com antecipação de 45 dias em relação ao prazo previsto, demonstrando que todo o empenho está sendo feito para que possamos presentear os sergipanos com essa obra maravilhosa. Ela será muito importante para desenvolvermos essas regiões, com mais mobilidade urbana e conforto”, afirmou.
A obra, que já teve o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o EIA-RIMA concluídos, seguirá agora para licitação integrada com técnica e preço. O trabalho é conduzido de forma intersetorial por diversos órgãos estaduais e terá acompanhamento ambiental para garantir a execução dentro dos parâmetros legais.
Além de desafogar o tráfego, a nova ponte promete impulsionar o turismo, facilitar o acesso a serviços essenciais, promover a integração metropolitana e consolidar uma nova fase da infraestrutura em Sergipe.