Junho termina hoje e, com ele, também chegam ao fim os grandes festejos juninos que, mais uma vez, consolidaram Sergipe como o país do forró. As celebrações aqueceram a economia, especialmente nos setores de comércio, turismo e rede hoteleira, além, claro, de terem servido como palcos para intensas movimentações políticas, em um ano pré-eleitoral.
Lideranças políticas aproveitaram o ambiente festivo para medir sua popularidade, utilizando as comemorações como mais um termômetro eleitoral. Alguns, certamente, mobilizaram verdadeiros exércitos de assessores, fotógrafos e aliados, tentando criar a ilusão de carisma e prestígio popular. Por outro lado, houve aqueles que demonstraram apelo genuíno: chegam e são recebidos com abraços, acenos e calor humano. Também não faltaram os que optaram por evitar os arraiais, muitos, por receio de escancarar o esvaziamento de suas bases eleitorais em eventos com grande exposição pública.
Festival da Mandioca
Em Lagarto, o Festival da Mandioca foi um verdadeiro sucesso, reunindo milhares de pessoas por noite, sendo referenciado pela população como o maior da história do município. Os portões chegaram a ser fechados pouco tempo após o início dos shows, com público vindo de diversas cidades e até de outros estados. Sem dúvidas, o impacto econômico foi significativo, consolidando esta como uma das maiores edições da história do evento. Mérito do prefeito Sérgio Reis (PSD), que esbanjou carisma durante a festa, e de sua gestão, que tem apresentado um novo estilo de fazer política.
Por lá, o governador Fábio Mitidieri (PSD) marcou presença no último fim de semana, posando ao lado de populares, ambulantes e comerciantes, além de lideranças como o próprio Sérgio, a vice-prefeita Suely (MDB), o deputado estadual Ibrain de Valmir (PV), o deputado federal Fábio Reis (PSD), a delegada Danielle Garcia (MDB), entre outros.
Quem também esteve no festival foi o senador Rogério Carvalho (PT), recebendo claramente simpatia e prestígio em sua terra natal. Inclusive, após sua presença, voltaram a ganhar força as especulações sobre a formação de uma possível chapa com João de Solinha na primeira suplência ao Senado.
Arraiá do Povo
Já no Arraiá do Povo, que se encerrou neste fim de semana após 30 dias de programação, a política também esteve presente, enquanto os shows animavam o público na Orla da Atalaia, colocando o evento entre mais comentados de todo o país. Um dos destaques foi, novamente, o trabalho do governador Mitidieri, que tem tratado os festejos como política pública, fortalecendo o turismo, gerando empregos e projetando Sergipe nacionalmente através da tão desejada publicidade espontânea. Embora os números oficiais só devam ser divulgados em setembro, já é perceptível o impacto econômico e social do evento, que voltou a atrair multidões, lotar hotéis e impulsionar o comércio local.
Durante a festa, passaram por lá figuras como Alessandro Vieira (MDB), André Moura (UB), Katarina Feitoza (PSD), Jeferson Andrade (PSD), Priscila Felizola, Valadares, dentre outros.
Forró Caju e Festa dos Caminhoneiros
No Forró Caju, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), que quando vereadora evitava festas populares, agora assumiu o posto de anfitriã e foi elogiada por participar ativamente do evento. Os shows lotaram uma das festas mais tradicionais do estado e, nos bastidores, o evento foi palco de tentativas de demonstrar unidade na oposição, que rapidamente se desgastaram com declarações internas dos próprios aliados, assim como ocorreu na Festa dos Caminhoneiros, em Itabaiana. No fim de semana, estiveram presentes nomes como Valmir de Francisquinho (PL), Georgeo Passos (Cidadania), Thiago de Joaldo, Eduardo Amorim (PL), Ícaro (PL), entre outros.
O governador esteve presente em um dos dias do evento, mas não foi recepcionado pela prefeita. Foi recebido, em vez disso, pelos irmãos Amorim, gesto que não passou despercebido nos bastidores e que alimentou especulações de que são eles quem, de fato, comandam a prefeitura.
No encerramento, no palco, a prefeita garantiu ao público, ao lado de Thiago de Joaldo, Wesley Safadão para o evento em 2026.
Outros festejos pelo estado
Além desses, outros festejos também se destacaram: o Forró Siri, em Nossa Senhora do Socorro; o Barraiá, na Barra dos Coqueiros; o São Pedro de Capela; e as festas em Monte Alegre, Cristinápolis e diversos outros municípios. Em todos, o clima foi de celebração, mas também de movimentação política, especialmente por aqueles que estão de olho em 2026.