Revista Realce
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
Sem resultados
Ver todos os resultados
Revista Realce
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Giro Político: A virada de chave de Mitidieri com os festejos no estado

Coluna traz também informações exclusivas e análises dos bastidores.

05/07/2025
Em Notícias
Giro Político: A virada de chave de Mitidieri com os festejos no estado

Screenshot

Eleito em 2022 após um pleito marcado por polêmicas, Fábio Mitidieri (PSD) iniciou sua gestão em janeiro de 2023 com o peso de provar que faria uma grande gestão. Não era pouca coisa. A expectativa era alta, e as cobranças vinham de todos os lados. O desafio de gerar resultados concretos, diante de um cenário de desconfiança, exigia mais que promessas, exigia ousadia. E foi justamente com isso que ele escolheu, dentre outras coisas, em sua primeira vez como gestor, usar a cultura e o fomento do turismo como dois grandes instrumentos de política pública, sem deixar de lado a educação e a infraestrutura.

Ainda nos primeiros meses de gestão, vieram as críticas. Oposição e parte da opinião pública passaram a críticá-lo duramente por apostar em grandes eventos como o Verão Sergipe e o Arraiá do Povo. Nas redes sociais, nasceu o apelido pejorativo, que virou até meme: “Festidieri”. A narrativa era de que o governador estaria priorizando festas, deixando de lado áreas essenciais. Mas o tempo, e os números, acabaram provando o contrário. O investimento nos festejos não apenas projetou Sergipe no cenário nacional, como também trouxe impactos reais para a economia e, consequentemente, para estas áreas, já que grande parte do retorno é direcionada a elas. Só o Arraiá do Povo de 2024, por exemplo, movimentou cerca de R$ 80 milhões na economia sergipana, com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo. Na edição deste ano, a expectativa é de que os números sejam ainda maiores – os dados oficiais devem ser divulgados em setembro.

A virada de chave foi tão real que hoje os próprios opositores tentam copiar a estratégia que tanto criticaram como política de pão e circo. A Festa dos Caminhoneiros, em Itabaiana, e o tradicional Forró Caju, em Aracaju, ambos promovidos hoje por adversários políticos do governador, passaram a tentar disputar protagonismo com o Arraiá do Povo. O curioso é que os mesmos que diziam que festas não eram prioridade, agora apostam nelas como vitrines de gestão. Tentam, inclusive, bater de frente com o projeto estadual, que firmou o “país do forró” em marca nacional.

Dança dos partidos

Informações de bastidores apontam para uma possível mudança de partido do ex-prefeito Edvaldo Nogueira, que pode deixar o PDT e migrar para o PSB. Outra movimentação que vem se desenhando é a possível ida de Ícaro de Valmir para o Republicanos, partido comandado por Gustinho Ribeiro, que, como já abordado pela Realce, estaria fazendo um jogo duplo com a oposição. A legenda pode ainda receber Rodrigo Valadares (UB), que também mantém conversas com o PL. A revista trará, durante a próxima semana, informações exclusivas de movimentações de grandes nomes na política que podem estar mudando de sigla.

Nova rodada de pesquisas

A Realce começou a divulgar, nesta sexta-feira, 4, os primeiros resultados de sua nova rodada de pesquisas de opinião pública para as eleições de 2026, que ganhou grande repercussão nos bastidores. Realizada em parceria pelo Instituto Gadu, a sondagem aponta Fábio Mitidieri (PSD) mais uma vez como favorito na disputa pelo Governo de Sergipe, enquanto Rogério Carvalho (PT) e Rodrigo Valadares (UB) despontam na liderança pela vaga ao Senado.

Alimentou expectativas

A exclusiva concedida por Lúcio Flávio (PL) à Realce sobre a possível visita de Jair Bolsonaro a Sergipe no início de agosto gerou grande expectativa entre os setores da direita sergipana. As informações indicam que a vinda do ex-presidente depende de uma boa recuperação de seu estado de saúde, motivo pelo qual toda a agenda prevista para o mês de julho foi cancelada.

Rodrigo x Alessandro

Parece cada vez mais longe de acabar a richa entre Rodrigo Valadares (UB) e Alessandro Vieira (MDB). Após o deputado partir para ofensiva e chamar o emedebista de traidor, o senador respondeu no mesmo nível, afirmando que o bolsonarista foi “eleito com boné do MST, depois virou bolsonarista, agora quase filho do Bolsonaro. É o estilo dele”.

Cada vez mais isolado

Nesta semana, Valmir de Francisquinho (PL) foi novamente isolado das decisões do grupo que hoje é liderado por Emília, Edvan e Eduardo Amorim (PL), ao ser excluído da indicação dos dois nomes que os representarão na disputa pelo Senado. A prefeita de Aracaju anunciou sozinha o apoio ao ex-senador e a Rodrigo Valadares (UB), e o que mais chamou atenção foi justamente a ausência de qualquer nome indicado por Valmir, o que reforçou sua condição de líder a liderado.

Militância vai decidir

A militância petista irá decidir neste domingo, 6, quem comandará o PT Sergipe pelos próximos quatro anos. Disputam o comando do partido no estado o senador Rogério Carvalho, que desponta disparado como favorito para vencer amanhã; Cássio Murilo, candidato de Márcio Macedo; e a militante Carol Rejane.

Senado

A disputa pelo Senado em Sergipe começa a ganhar forma, mas o elevado número de indecisos, algo natural neste estágio, tem provocado oscilações nos demais índices, à medida que os pré-candidatos intensificam suas articulações. Esse cenário ficou evidente na última pesquisa divulgada pela Realce, cujos números chamaram a atenção.

Eduardo foi o que mais cresceu

Na sondagem divulgada pela Realce, Eduardo Amorim (PL) foi o nome que mais cresceu entre os pré-candidatos ao Senado. Segundo o levantamento, o ex-senador saltou de 6,10% em abril para 10,08% agora em junho, um avanço de quase quatro pontos percentuais em menos de três meses. O desempenho o colocou à frente de nomes como André Moura e Alessandro Vieira.

Deputado federal e estadual

A Realce publicará na próxima semana uma pesquisa de opinião pública para deputado federal e estadual, gerando grande expectativa, já que será sua primeira sondagem para ambos os cargos.

Matéria Anterior

Com seis meses de mandato, Sérgio mostra que é possível fazer uma grande gestão sem esquecer da política

Próxima Matéria

Viraliza vídeo de caminhoneiro denunciando Maratá por suposta prática abusiva contra autônomos

Próxima Matéria
Viraliza vídeo de caminhoneiro denunciando Maratá por suposta prática abusiva contra autônomos

Viraliza vídeo de caminhoneiro denunciando Maratá por suposta prática abusiva contra autônomos

Mais Populares

  • Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    1300 compartilhamentos
    Compartilhe 520 Tweet 325
  • Exclusivo: documento aponta que Luiz Roberto foi demitido da Petrobras por favorecer empresa de irmão

    870 compartilhamentos
    Compartilhe 348 Tweet 218
  • Acompanhe ao vivo o julgamento de Valmir de Francisquinho

    861 compartilhamentos
    Compartilhe 344 Tweet 215
  • Lagarto: três vereadores que buscam a reeleição e Marlene Menezes lideram a disputa pela vereança em nova pesquisa

    839 compartilhamentos
    Compartilhe 336 Tweet 210
  • TSE julga nesse momento registro de candidatura de Valmir de Francisquinho

    806 compartilhamentos
    Compartilhe 322 Tweet 202
Revista Realce

© 2022 Revista Realce. Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde

© 2024 Revista Realce. Todos os direitos reservados. Jornalista responsável: DRT 1691/SE. Tel.: (79) 99660-5697

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?