A Realce inicia hoje, 17, sua série de análises sobre a disputa para a Câmara Federal em 2026 com Fábio Reis (PSD), que, entre os nomes que já se movimentam e ganham força nos bastidores, é apontado como um dos parlamentares com maiores chances de reeleição na atual legislatura. Inclusive, na mais recente pesquisa do Instituto DATAFORM/ECM, ele aparece em segundo lugar na preferência do eleitorado, com 1,83% das intenções de voto.
Esse cenário se fortalece, especialmente, após a vitória de seu irmão, Sérgio Reis (PSD), na eleição para prefeito de Lagarto, um dos maiores colégios eleitorais do estado, com 33.280 votos. Com isso, Fábio ampliou significativamente seu capital político e chegou a ser cogitado até para voos mais altos, como uma eventual candidatura ao Senado.
No entanto, diante do cenário atual, a tendência é que ele busque mesmo a reeleição para um quinto mandato na Câmara dos Deputados, sendo uma das grandes apostas do PSD e com expectativa de desempenho ainda melhor do que em 2022.
Atualmente no quarto mandato, Fábio conquistou 75.848 votos na última eleição, sendo o terceiro mais votado do estado, no geral.
Para 2026, já conta com o apoio declarado de Sérgio em sua principal base, e a expectativa é que seja novamente o mais votado em Lagarto, repetindo o desempenho da última disputa estadual, quando recebeu 19.867 votos no município.
Isso também leva em conta os resultados de sua atuação política. Ao longo de seus mandatos, Fábio Reis acumulou entregas importantes, como a destinação de mais de R$ 600 milhões em emendas para municípios sergipanos, com foco em saúde, infraestrutura e educação. Em Lagarto, sua principal base, viabilizou a chegada do Hospital de Amor, reforçou o atendimento da maternidade local com serviços de hemodiálise e parto humanizado, além de entregar ambulâncias, UTIs móveis e novos equipamentos hospitalares.
Na área da infraestrutura, Fábio tem atuação marcante em obras de pavimentação, drenagem e urbanização, além da perfuração de poços artesianos que levaram água potável a diversas comunidades rurais. Também apoiou o programa Wi-Fi Brasil em municípios do interior e participou da articulação para a duplicação da BR-101 e a entrega da ponte que liga Sergipe a Alagoas. Outro marco de sua atuação parlamentar foi a aprovação do projeto que concedeu a Lagarto o título de Capital Nacional da Vaquejada.
Fábio também teve papel ativo na regulamentação da vaquejada como manifestação cultural, promoveu audiências e seminários para valorização dos ACS e apresentou projetos voltados à melhoria do sistema penitenciário. E, nos bastidores de Brasília, segue como articulador da bancada sergipana, sendo uma das vozes mais influentes do PSD no estado.