O senador sergipano e líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT), foi designado como suplente da comissão temporária da Casa que irá aos Estados Unidos tentar reverter a tarifa de 50% imposta pelo governo Trump a produtos brasileiros. A medida norte-americana entra em vigor em 1º de agosto.
A definição dos oito nomes que compõem a comissão ocorreu nesta quinta-feira, 17. O grupo terá como missão abrir canais de negociação com o Congresso norte-americano, diante das dificuldades enfrentadas pela diplomacia tradicional para resolver o impasse.
A comitiva será liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE). A viagem está prevista para ocorrer entre os dias 29 e 31 de julho, no período de recesso parlamentar brasileiro. Ainda não foi confirmado quais senadores farão parte da delegação presencialmente.
Segundo Trad, o objetivo é construir uma “ponte de diálogo” em um momento em que a relação entre Brasil e EUA se deteriora com o avanço da retaliação tarifária, que atinge setores estratégicos da economia brasileira. Já o governo brasileiro, por meio de decreto assinado por Lula nesta semana, também deu sinais de endurecimento ao regulamentar a Lei de Reciprocidade Comercial.
Com a participação de Rogério na comissão, Sergipe passa a ter assento em uma das discussões internacionais mais relevantes do últimos anos.