Conhecido por seu forte discurso de combate ao crime e com uma notável popularidade no estado, especialmente após as eleições de 2022, onde se destacou pelo alto número de voto espontâneo, o delegado André David (Republicanos), que é hoje um dos nomes mais cotados para disputar novamente uma vaga na Câmara Federal, será o segundo provável candidato analisado na série da Realce. À revista, ele confirmou sua pretensão de entrar na corrida em 2026. No entanto, ele reiterou que o seu foco, no momento, está em 2025, com seu trabalho à frente da Secretaria de Defesa Social da capital sergipana.
David também afirmou que permanece filiado ao Republicanos e que a tendência é seguir no partido para o pleito do próximo ano. Dada sua força eleitoral, há informações de que ele vinha sendo sondado por outras legendas.
A força do delegado é tamanha que diversas lideranças buscaram estabelecer alianças com ele para formar uma chapa competitiva em Estância nas eleições municipais de 2024. Isso porque, em 2022, André foi o candidato a deputado federal mais votado no município, com 8.004 votos, de um total de 31.597 em todo o estado, ficando entre os mais votados de Sergipe.
Na época, a grande surpresa foi justamente ele não ter vencido. Muitos esperavam que André explodisse nas urnas, mas, por ter feito uma campanha limpa, baseada apenas na força das propostas e sem recorrer ao poderio financeiro, acabou vendo boa parte do seu eleitorado ser tragado pelo peso do dinheiro. Hoje, o sentimento de arrependimento é comum entre muitos eleitores que reconhecem que deveriam ter apostado nele. É por isso, somado ao trabalho que manteve e às articulações que construiu desde então, que André deve chegar ainda mais forte em 2026.
E tal popularidade não é atoa. Apesar de André nunca ter ocupado cargos pomposos na estrutura da SSP, sempre foi delegado de estar no batente, e passou por Estância durante três anos. Graças ao seu trabalho árduo em combate ao crime, ele foi, inclusive, visto como herói do povo.
Isso porque, em Estância, o trabalho do delegado, com atuação destemida e eficiente, caiu nas graças da população da cidade e região, através de várias ações que arrefeceram os efeitos nocivos do tráfico de drogas, sobretudo em relação a outros crimes ligados à prática, como homicídios.
Com uma carreira policial de 15 anos, o delegado conquistou a confiança do eleitorado sergipano através de sua trajetória de dedicação e transparência nas forças de segurança. Durante esse período, David comandou operações e apreensões que tiveram impacto não apenas no estado de Sergipe, mas em âmbito nacional. A operação “Extração”, por exemplo, culminou com a prisão do traficante “Sapão”, foragido da justiça sergipana, na Rocinha, Rio de Janeiro. A corajosa ação chamou a atenção das forças policiais em todo o país, devido ao alto risco envolvido.
Em 2024, engajou-se na campanha de sua esposa, Rebeka Maia, que ficou em terceiro na disputa prla prefeitura de estância, com 3.876 votos. Logo depois, foi anunciado como secretário em Aracaju, onde também tem feito um trabalho atuante. Já foram mais de 5 mil patrulhamentos realizados, mais de 38 armas brancas e armas de fogo apreendidas, além de veículos recuperados; prisão de traficantes e foragidos; atendimentos no Procon; ocorrências na Guarda Municipal, dentre outros.
Com esse histórico, seu nome continua em alta entre os eleitores e surge naturalmente como um dos mais fortes para a disputa pela Câmara em 2026, em que terá suas atuações como delegado e agora como secretário como seus maiores cabos eleitorais.