Em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais ontem, 21, o deputado estadual Luizão Dona Trumpi (UB) saiu em defesa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o anúncio de que os Estados Unidos irão aplicar tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, e também anunciou que é pré-candidato ao Senado.
Para Luizão, a culpa pelo atrito entre os EUA e o Brasil é do presidente Lula. “Quem é Lula para ir pro enfrentamento com o presidente americano?”, disparou. “Eu vejo nações de primeiro mundo que são potência, sentam na mesa para conversar. O cara não tem um peito de véio e ainda quer ir para um enfrentamento. Jogando o mercado brasileiro na lata do lixo. Jogando a economia brasileira na lata do lixo. Aliás, que é o que ele quer. E é o que ele defende, que é o socialismo, o comunismo, que é pro povo viver dependente do Estado”, acrescentou.
O deputado também usou o episódio para reforçar a necessidade de união da direita brasileira, mencionando a situação de Jair Bolsonaro (PL), que passou a usar tornozeleira eletrônica após decisão do Supremo Tribunal Federal. “Um homem de bem, um homem honesto, um homem que fez tanto por esse Brasil, com uma tornozeleira eletrônica, como se fosse um criminoso. Isso é triste demais”, afirmou.
Luizão ainda ressaltou a importância do Senado Federal para a direita, destacando que a eleição de 2026 será estratégica para o grupo, especialmente diante do atual momento. “2026 tá chegando, é hora da união”, frisou. Com esse gancho, o parlamentar anunciou o que já vinha sendo especulado nos bastidores, que é pré-candidato ao Senado. “Muita gente me pergunta, ‘Luizão você vai pra quê?’, e eu já vou logo dizendo a vocês. Eu tava calado, mas na situação que nosso país tá andando, eu sou pré-candidato a senador da República”, disse.
Apesar de pedir a união, com sua pré-candidatura, a direita, que vem se digladiando no estado em meio a um jogo de vaidades, se divide ainda mais para a disputa, considerando que já conta com nomes como Rodrigo Valadares (UB) e Eduardo Amorim (PL) como pré-candidatos.