O encerramento da programação da Vila do Forró, no domingo, 27, terá a primeira edição do duelo pelo título de “Quadrilha Junina do País do Forró”. O evento, gratuito, acontece a partir das 17h, no Barracão da Sergipe, na Orla da Atalaia, e coloca frente a frente dois grupos com mais de 40 anos de tradição na cultura popular sergipana: Pioneiros da Roça e Unidos em Asa Branca. Além do troféu inédito, a vencedora levará o prêmio de R$ 50 mil.
A ordem das apresentações foi definida por sorteio na sede da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), responsável pela organização do evento junto ao Governo do Estado.
A Pioneiros da Roça será a primeira a se apresentar, seguida pela Unidos em Asa Branca. Cada quadrilha terá 30 minutos e será avaliada nos critérios de marcador, harmonia do grupo e animação, originalidade, tema, coreografia, figurino e grupo musical.
O duelo marca o encerramento de um ciclo junino considerado histórico para Sergipe, que em 2025 contou com investimento recorde de cerca de R$ 1,5 milhão para o fortalecimento das quadrilhas juninas. Os recursos vieram do Governo do Estado e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Além do duelo, o domingo contará com uma programação cultural nos demais espaços da Vila do Forró. No Coreto da Eneva, se apresentam Banda Thamires Cardoso e Waleska Martins. No Barracão da Sergipe, o público poderá assistir a apresentações do Grupo Parafolclórico Saci Quilombola, Amorosa, Raulzinho do Acordeon e os Bambas do Nordeste.
No Teatro da Vila, a programação segue com o espetáculo infantil “Circo no Sítio”, do Circo Rueda, às 18h30, e, às 20h, a apresentação “Bate Chinela”, com Denni Ellin.