Restando exatamente uma semana para o tarifaço de Trump sobre produtos importados do Brasil começar a valer, o deputado federal Rodrigo Valadares (UB) continua exaltando os Estados Unidos e criticando o presidente Lula, que, em sua avaliação, é quem tem atacado o país norte-americano.
Em entrevista concedida nesta sexta-feira, 25, o parlamentar chegou até mesmo a comparar o Brasil a um grilo, animal frágil e pequeno, enquanto os Estados Unidos seriam como o King Kong, símbolo de força bruta, poder descomunal e dominação.
“Semana passada ele disse: ‘a guerra vai começar quando eu anunciar a reciprocidade’ […]. Eu queria muito que nós estivéssemos no mesmo patamar dos Estados Unidos para poder enfrentar essa luta, mas, infelizmente, é um grilo brigando com o King Kong. Então, a gente tem que saber o nosso lugar nessa mesa de negociação”, disse em entrevista à Fan FM.
Rodrigo ainda enfatizou, em outro trecho, que não defende o tarifaço, mas, mesmo assim, exaltou Trump e os EUA, fazendo duras críticas ao governo brasileiro. Acusou o presidente Lula de atacar os norte-americanos e de se alinhar a regimes autoritários em vez de buscar boas relações comerciais com grandes potências.
As tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros entram em vigor no dia 1º de agosto. A medida é uma das mais duras retaliações comerciais contra o Brasil em décadas.