A delegação de oito senadores inicia hoje, 28, uma série de compromissos para buscar a reaproximação com os EUA, em meio ao agravamento das tensões comerciais após o anúncio de novas tarifas contra produtos brasileiros, que passam a valer na sexta-feira, 1º.
A missão foi aprovada por unanimidade pelo Senado e é composta por parlamentares de diferentes partidos e regiões do país. Integram a comitiva os senadores Nelsinho Trad (PSD-MS), Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Tereza Cristina (PP-MS), Fernando Farias (MDB-AL), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC) e Carlos Viana (Podemos-MG).
A agenda oficial começa nesta segunda, com compromissos em Washington (horário local, uma hora a menos que Brasília). Pela manhã, às 8h30, os senadores participaram de um café da manhã de trabalho na residência oficial da Embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, com a presença do embaixador Roberto Azevêdo e diplomatas brasileiros. Na parte da tarde, a partir das 13h, a delegação segue para a sede da U.S. Chamber of Commerce, onde participa de reuniões com lideranças empresariais e representantes do Brazil-U.S. Business Council.
O painel principal do dia, “Advancing the U.S.-Brazil Partnership: A Conversation with the Brazilian Senate”, será aberto por Neil Herrington (U.S. Chamber), pela embaixadora Viotti e pelo senador Nelsinho Trad, e discutirá tarifas, mecanismos de defesa comercial e perspectivas legislativas dos dois países.
Segundo os parlamentares, o foco é demonstrar a disposição do Legislativo brasileiro em fortalecer a interlocução bilateral e construir pontes institucionais em resposta ao cenário de incertezas.