O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a tensionar o ambiente diplomático entre Brasil e Estados Unidos ao declarar, nesta segunda-feira, 28, que está atuando para impedir que uma comitiva de senadores brasileiros consiga estabelecer diálogo com congressistas norte-americanos.
O grupo, que conta com nomes como Rogério Carvalho (PT-SE), Jaques Wagner (PT-BA), Tereza Cristina (PP-MS) e Marcos Pontes (PL-SP), está em Washington para tentar negociar a suspensão do tarifaço anunciado por Donald Trump, que começa a valer já nesta sexta-feira, 1º.
“Com certeza não [estabelecer diálogo], e eu trabalho para que eles não encontrem diálogo, porque sei que, vindo desse tipo de pessoa, só haverá acordos daquele tipo meio-termo, que não é nem certo, nem errado”, afirmou Eduardo em entrevista ao SBT News.
O deputado está atualmente morando nos Estados Unidos e é apontado pela Polícia Federal como articulador de pressões contra o Brasil no exterior.
A comitiva foi aprovada por unanimidade no Senado e visa defender os interesses econômicos do país e conter os danos provocados pela medida do presidente Trump, que prevê a aplicação de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os EUA.