Mesmo afirmando constantemente que é pré-candidato ao Senado em 2026, o ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), pode sim recuar da disputa. Isso considerando vários motivos, e o principal deles é a possibilidade de não contar com o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD), que ainda não definiu quem será o segundo nome em sua chapa majoritária.
Informações obtidas pela Realce mostram que há um plano B em curso. Edvaldo pode recuar da disputa majoritária e buscar uma das oito cadeiras de Sergipe na Câmara Federal.
O movimento, que ainda é tratado com discrição, atenderia a dois objetivos: garantir a presença de Edvaldo no cenário eleitoral de 2026 e evitar mais uma divisão interna no agrupamento, especialmente com André Moura, com quem travou uma disputa acirrada em 2024. O gesto também abriria espaço para uma reaproximação entre eles.
Caso opte por essa mudança, Edvaldo formaria uma dobradinha com Luiz Roberto (PDT), que já declarou intenção de disputar vaga na Assembleia Legislativa. A leitura é de que essa composição pode ter mais viabilidade, sobretudo após a derrota nas eleições de 2024, quando o ex-prefeito não conseguiu elegê-lo como seu sucessor na prefeitura de Aracaju, maior colégio eleitoral do estado.
Nos bastidores, no entanto, aliados próximos avaliam que o ex-prefeito teme ser derrotado numa eleição para deputado federal, o que poderia fragilizar seu capital político para 2028. Já numa eventual derrota ao Senado, a percepção do eleitor seria menos danosa, o que poderia preservar sua imagem para uma futura tentativa de retorno à Prefeitura de Aracaju.
Nesse cenário, caso permaneça na disputa pela Casa Alta, Edvaldo pode continuar se beneficiando de um crescimento natural, impulsionado pelos sucessivos desgastes da gestão de Emília Corrêa, marcada por polêmicas e erros banais nos primeiros meses. Ao mesmo tempo, porém, corre o risco de ter sua imagem impactada negativamente pelas CPIs em andamento na Câmara de Aracaju, que investigam possíveis irregularidades no uso de recursos públicos na SMTT e no projeto Natal Iluminado.