Na última semana, o Procon Aracaju iniciou uma fiscalização junto a distribuidores de morangos para investigar a suspeita de aumento abusivo nos preços da fruta na capital sergipana. Segundo o G1, o valor da caixa disparou 300% após a febre do ‘morango do amor’ nas redes sociais.
Em alguns pontos de Aracaju, por exemplo, a caixa com quatro bandejas de morango, que antes custava cerca de R$ 20, agora pode ser encontrada por até R$ 90, a depender do tamanho e da qualidade da fruta.
Basicamente, o doce é um morango coberto por uma generosa camada de brigadeiro branco, finalizada com uma casquinha de caramelo crocante pigmentada de vermelho. A receita é uma releitura da clássica maçã do amor. A viralização nas redes sociais impulsionou a procura pelo doce, que se tornou um verdadeiro sucesso de vendas em todo o país, gerando alto faturamento para confeiteiras e autônomas.
O impacto da tendência foi tão expressivo que o caso ganhou repercussão na imprensa nacional, sendo destaque na TV Globo. Aracaju foi apontada como uma das capitais onde o aumento foi mais intenso.
Em nota, o Procon informou que não regula os preços praticados no mercado, uma vez que os valores são definidos livremente pelos fornecedores, conforme a política de livre concorrência. No entanto, o órgão atua quando há indícios de prática abusiva, como aumentos sem justificativas legal ou falta de clareza nas informações prestadas ao consumidor, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor (CDC).