A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, ontem, 4, ganhou grande repercussão nacional e internacional. O despacho mencionou diretamente uma chamada de vídeo realizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante ato na Avenida Paulista, em São Paulo, considerando que o gesto configurou incitação a manifestações com potencial de coagir o Judiciário e obstruir a Justiça.
Em Sergipe, a manifestação ocorreu em Aracaju, saindo da Orla da Atalaia, reunindo apoiadores do ex-presidente no último domingo, 3. Durante o ato, o deputado federal Rodrigo Valadares (UB) também realizou uma chamada de vídeo para Bolsonaro.
“Presidente, o senhor não pode vir, mas nós estamos aqui para o senhor. Isso é Nordeste, Aracaju, e juntos vamos libertar nosso presidente”, afirmou Rodrigo em um trecho da ligação.
Após a repercussão da decisão do STF, o vídeo de Rodrigo aparentemente foi apagado de suas redes sociais, estando disponível apenas em perfis de páginas conservadoras.
Embora a chamada de Valadares não tenha sido mencionada na decisão, ela foi uma das diversas ligações feitas por Bolsonaro, que reforçaram o argumento usado por Moraes de que “houve incentivo a ataques institucionais e tentativa de confrontar o Supremo”.