As tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o Brasil, entram em vigor hoje, 6. A medida eleva o custo de uma série de produtos brasileiros no mercado norte-americano.
O decreto que oficializou a decisão foi assinado no dia 30 de julho e acrescenta um aumento de 40% sobre tarifas já existentes, alcançando o patamar total de 50%. Segundo a Casa Branca, a justificativa é que o Brasil estaria adotando medidas que representam “uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.
Apesar do impacto significativo, uma lista de quase 700 itens foi poupada da sobretaxa. Entre os produtos excluídos estão aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.
Essa lista só foi definida após uma missão oficial do Senado Federal brasileiro aos Estados Unidos, composta por oito senadores de seis partidos diferentes. O sergipano Rogério Carvalho (PT-SE) integrou a comitiva e foi apontado como um dos responsáveis diretos por uma das principais conquistas da negociação: a retirada do suco de laranja da relação de produtos tarifados, item considerado estratégico para a economia de estados produtores, incluindo Sergipe.