Em comemoração aos 16 anos do programa Minha Casa, Minha Vida, a Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE) e a Associação dos Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE) promoverão, na próxima segunda-feira, 11, um evento voltado ao fortalecimento das políticas de habitação no estado.
Com o tema “Caminhos para os municípios reduzirem o déficit habitacional”, a iniciativa reunirá prefeitos, representantes de instituições públicas, empresas do setor privado e organizações da sociedade civil, no Del Mar Hotel, em Aracaju, incentivando o diálogo e a cooperação em torno de soluções para o acesso à moradia digna.
Os gestores dos 75 municípios sergipanos foram convidados com o propósito de nivelar o conhecimento técnico sobre os instrumentos disponíveis na área habitacional, ampliando a capacidade das prefeituras de atuarem de forma mais eficiente no enfrentamento do déficit habitacional.
Para o presidente da ADEMI-SE, Evislan Souza, o momento é de articulação para ampliar o alcance do Minha Casa, Minha Vida em Sergipe.
“O programa é uma força viva de transformação, e o nosso papel, como setor produtivo, é garantir que as boas ideias virem moradia. Para isso, precisamos de coragem para simplificar, capacitar equipes e fortalecer os municípios como ponto de partida. A ADEMI-SE tem feito sua parte escutando quem executa na ponta, defendendo o FGTS como pilar da habitação e buscando inovação para entregar resultados concretos”, destacou.
A programação contará com painéis técnicos e debates com especialistas nacionais e regionais. Os temas incluem o papel do Governo Federal na redução do déficit habitacional, os avanços e desafios do Minha Casa, Minha Vida em Sergipe, a atuação da Caixa Econômica Federal, o uso de tecnologias na construção de unidades habitacionais, e uma apresentação de boas práticas, como o programa Morar Bem PE, do Governo de Pernambuco.
Um dos destaques será o painel com prefeitos sergipanos sobre os desafios enfrentados pelos municípios na implementação das políticas de habitação. O encerramento ficará por conta do especialista Marcus Araújo, que abordará tendências, tecnologia e o novo perfil do morar.
Confira a programação:
08h às 08h30 – Credenciamento
08h30 às 09h40 – Abertura
09h40 às 10h20 – Painel de Abertura Técnica
Tema: O papel do Governo Federal na redução do déficit habitacional
Painelista: Augusto Henrique Alves Rabelo – Secretário Nacional de Habitação e Coordenador Nacional do Programa Minha Casa, Minha Vida
10h20 às 10h40 – Coffee Break
10h40 às 11h30 – Painel 1
Tema: Avanços e Impactos do MCMV: Histórico, Número e Desafios em Sergipe
Painelistas: Izadora Gama Brito – Secretária-Adjunta da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas (Presidência da República), Érica Mitidieri – Secretaria de Estado da Assistência Sodal, Inclusão e Cidadania, Evislan Souza – Presidente da ADEMI-SE e Augusto Henrique Alves Rabelo – Secretário Nacional de Habitação e Coordenador Nacional do Programa Minha Casa Minha Vida
11h30 às 12h10 – Painel 2
Tema: O caso de Pernambuco: Morar Bem PE
Painelista: Erika Lócio – Diretora de Políticas Habitacionais do Estado de Pernambuco
12h10 às 12h30 – assinatura dos contratos com municípios
12h30 às 14h – Almoço
14h às 14h40 – Painel 3
Tema: O papel da Caixa nos 16 anos do MCMV
Painelista: Maria Aparecida – Superintendente Executiva de Habitação da Caixa
14h40 às 15h20 – Painel 4
Tema: Tecnologias Aplicadas à Faixa 1 do MCMV: Inovação Prática na Construção
Painelistas: João Faccio – Diretor de Inovação da JFilhos e Dilson Luiz de Jesus Silva – Presidente do CREA-SE
15h20 às 16h20 – Painel 5
Tema: Desafios dos Municípios para redução do Déficit Habitacional
Painelistas: Silvany Yanina Mamlak Cavalcante – Presidente da FAMES, Samuel Carvalho – Prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Júlio Júnior – Prefeito de São Cristóvão e Dilson de Agripino – Prefeito de Tobias Barreto
16h20 às 16h50 – Painel de Encerramento
Tema: Tendências, Tecnologia e o novo perfil do morar
Painelista: Marcus Araújo – Fundador da Datastore Brasil e autor mais lido do mercado imobiliário
16h50 às 18h – Coquetel de encerramento