Revista Realce
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde
Sem resultados
Ver todos os resultados
Revista Realce
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias

Giro Político: Uma relação estremecida e sinais cada vez mais claros

Coluna traz as principais informações e análises dos bastidores.

16/08/2025
Em Notícias
Giro Político: Uma relação estremecida e sinais cada vez mais claros

Não há mais como negar que a relação entre a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, e o vice Ricardo Marques (Cidadania) está estremecida, sobretudo após o próprio admitir que esperava uma relação administrativa melhor e reconhecer que não dispõe dos espaços que almejava ter na gestão. Um aliado do jornalista, inclusive, afirmou à Realce que é favorável ao rompimento. Segundo essa fonte, Ricardo seria um forte nome para o Governo, mas foi fritado pela própria prefeita e Edvan Amorim (PL), que paradoxalmente é seu aliado.

Ainda assim, a gestora segue optando por contornar a situação publicamente, afirmando que irá conversar com o colega, ciente de que um rompimento, nesta altura no campeonato, seria a gota d’água para minar de vez sua gestão, ainda mais considerando o papel que ele teve em sua vitória, como abordado em diversas ocasiões pela revista.

Mas os sinais de uma relação estremecida e com mágoas por falta de espaços são claros. Vamos aguardar os próximos capítulos…

Gerou debates

Os debates sobre a adultização de crianças, especialmente após o vídeo viral do youtuber Felca, dominaram a pauta desta semana. E em Sergipe, a mobilização foi imediata. Yandra Moura (UB) protocolou o Projeto de Lei 3.848/2025, que criminaliza a sexualização e a adultização de menores em conteúdos audiovisuais, prevendo penas de até oito anos de prisão e multas pesadas para responsáveis e plataformas que monetizem ou recomendem esse tipo de material. O senador Alessandro Vieira (MDB) também viu seu Projeto de Lei 2.628/2022, que cria o Estatuto da Criança e do Adolescente Digital, ganhar força e ser colocado na pauta de votação. Já Rodrigo Valadares (UB) apresentou um pedido para criação de uma CPI na Câmara dos Deputados.

Emília e Edvaldo na mira

A situação que já não está das melhores tende a piorar ainda mais para Edvaldo Nogueira (PDT) e Emília com a instalação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara Municipal de Aracaju. Foi decidido nesta semana que a CPI da SMTT será presidida pelo vereador Sgt. Byron, com relatoria do Pastor Diego; e o vereador Isac Silveira presidirá a CPI do Natal Iluminado, com relatoria de Breno Garibalde.

Valmir também na mira

Em Itabaiana, o cenário também é desfavorável para o prefeito Valmir de Francisquinho (PL). Após gerar revolta popular, ganha força entre vereadores a defesa da criação de uma CPI para apurar desapropriações e compras de terrenos realizadas pela Prefeitura. O estopim foi a aquisição, por parte do município, de um terreno comprado três meses antes pela empresa do filho do presidente estadual do PL, Edvan Amorim, por R$ 150 mil, e que agora está sendo revendido à Prefeitura por R$ 1,7 milhão.

Alessandro cresce

Como a Realce já abordou em uma de suas análises para 2026, o senador Alessandro Vieira (MDB) é um nome que pode crescer discretamente e virar um fator inesperado na reta final da corrida pela Casa Alta. E, na mais recente pesquisa para o páreo divulgada em Sergipe, o pré-candidato à reeleição já tem mostrado um claro crescimento, mostrando que deve sim estar entre os mais fortes e pode surpreender.

Lidera ao lado de Edvaldo

No levantamento estimulado do Instituto França, realizado em Aracaju, para o primeiro voto ao Senado, o ex-prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira aparece com 22,22% das intenções de voto. Em seguida, aparece o delegado, com 16,76%. Ou seja, não se pode subestimar a força de ambos no maior colégio eleitoral do estado.

Os nomes de Emília ficam atrás

Os pré-candidatos de Emília Corrêa (PL), Rodrigo Valadares (UB) e Eduardo Amorim (PL), por outro lado, aparecem na terceira e sexta colocação, com 8,56% e 4,55%, respectivamente, com percentuais bem distantes dos primeiros colocados do grupo governista.

Novas pesquisas

A Realce prepara novas pesquisas de opinião pública com cenários para o Governo do Estado e Senado. Os levantamentos serão realizadas pelo Instituto Gadu, que em suas duas pesquisas veiculadas em 2025 trouxe cenários distintos dos aprendizados acima. Com a proximidade das eleições de 2026, a revista também publicará posteriormente levantamentos para estadual e federal, além das avaliações das gestões municipais.

Tenta apaziguar

O deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) vem tentando apaziguar sua relação com André Moura (UB) após ter demonstrado insatisfação com supostas movimentações do ex-deputado federal e pré-candidato ao Senado com os Ribeiros em Lagarto, mirando as eleições de 2026. Conforme apurado pela Realce, o parlamentar já teria entrado em contato com André para desfazer o mal-entendido, e diálogos estariam sendo abertos, inclusive com o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD).

Sérgio Reis

Peça chave nas próximas eleições, o prefeito afirma veementemente que só definirá o segundo para o senado em 2026. Até agora, apenas Rogério Carvalho (PT) está firmado como pré-candidato do grupo.

Sob novo comando

E por falar em Lagarto, o município está sob novo comando até o próximo dia 25. Sérgio transmitiu nesta semana o cargo ao presidente da Câmara Municipal, vereador Washington da Mariquita. A medida acontece em razão de uma licença de 12 dias que será cumprida tanto pelo gestor quanto pela vice-prefeita, Suely Menezes.

Fábio no COP

Durante o XVII Fórum Nacional de Governadores, Fábio Mitidieri (PSD) e outros 18 mandatários reiteraram apoio à realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em Belém, entre os dias 10 a 21 de novembro de 2025. Na oportunidade, o sergipano destacou que, apesar de Sergipe ser o menor estado do país, possui potencial para se tornar referência nacional em soluções sustentáveis.

Fábio no COP II

Nos bastidores, a presença de Mitidieri tem sido sempre destacada. O governador é visto como uma liderança de prestígio pela maneira como se porta nos encontros nacionais, ganhando respeito de colegas e interlocutores em Brasília. Seu estilo conciliador, aliado à firmeza no discurso em defesa dos interesses do estado, tem lhe rendido elogios constantes, consolidando a imagem de que Sergipe, mesmo pequeno em território, está bem representado nas grandes discussões do país.

Matéria Anterior

Veja quais vereadores votaram contra à moção pelo fim da escala 6×1

Próxima Matéria

Previsão do tempo indica possibilidade de chuvas em todas as regiões de Sergipe nesta semana

Próxima Matéria
Previsão do tempo indica possibilidade de chuvas em todas as regiões de Sergipe nesta semana

Previsão do tempo indica possibilidade de chuvas em todas as regiões de Sergipe nesta semana

Mais Populares

  • Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    Pesquisa aponta Ricardo Vasconcelos e Gordinho do Povo como líderes na corrida pela Câmara de Aracaju

    1305 compartilhamentos
    Compartilhe 522 Tweet 326
  • Exclusivo: documento aponta que Luiz Roberto foi demitido da Petrobras por favorecer empresa de irmão

    872 compartilhamentos
    Compartilhe 349 Tweet 218
  • Acompanhe ao vivo o julgamento de Valmir de Francisquinho

    862 compartilhamentos
    Compartilhe 345 Tweet 216
  • Lagarto: três vereadores que buscam a reeleição e Marlene Menezes lideram a disputa pela vereança em nova pesquisa

    839 compartilhamentos
    Compartilhe 336 Tweet 210
  • TSE julga nesse momento registro de candidatura de Valmir de Francisquinho

    806 compartilhamentos
    Compartilhe 322 Tweet 202
Revista Realce

© 2022 Revista Realce. Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Política
  • Giro Politico
  • Direito
  • Censura
  • Notícias
  • Policial
  • Saúde

© 2024 Revista Realce. Todos os direitos reservados. Jornalista responsável: DRT 1691/SE. Tel.: (79) 99660-5697

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?