Em convenção realizada nesta terça-feira, 19, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi oficializada a criação da Federação União Progressista (UPb), formada pela união entre União Brasil e Progressistas (PP). Pela manhã, os partidos realizaram reuniões internas e, pela tarde, promoveram a primeira convenção conjunta.
Com a formalização, a nova federação passa a contar com 109 deputados federais e 15 senadores, incluindo os sergipanos Yandra Moura (UB), Rodrigo Valadares (UB) e Laércio Oliveira (PP), consolidando-se como a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das mais expressivas no Senado.
Além disso, as duas legendas somam 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais, quatro distritais, seis governadores e quatro vice-governadores.
A condução da federação será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, que terão a missão de alinhar as estratégias e articulações políticas da nova força.