Novos nomes de direita e esquerda têm surgido para a disputa por uma das duas cadeiras de Sergipe no Senado em 2026. E, desta vez, a novidade é o vereador Iran Barbosa, que foi anunciado ontem, 27, pelo PSOL como pré-candidato à Casa Alta.
Com isso, Sergipe passa a ter, no momento, nove pré-candidatos ao Senado. Além de Iran, também devem disputar no próximo ano Edvaldo Nogueira (PDT), Alessandro Vieira (MDB), Adailton Sousa (PL), Rogério Carvalho (PT), André Moura (UB), Rodrigo Valadares (UB), Eduardo Amorim (PL) e Luizão Dona Trampi (UB).
No caso de Iran, segundo o PSOL, ele será uma de suas prioridades eleitorais em 2026. Ele é vereador por Aracaju em seu quarto mandato, ex-deputado estadual e ex-deputado federal. O nome foi consenso dentro da legenda, que busca fortalecer a bancada de esquerda no Senado.
Além da prioridade em torno da candidatura de Iran Barbosa ao Senado, o partido também definiu que irá trabalhar na construção de uma chapa unitária da esquerda em Sergipe, além de organizar candidaturas à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, garantindo a reeleição da deputada estadual Linda Brasil.