Os bastidores da política sergipana foram movimentados nesta semana pela intensa disputa pelo comando do PL em Sergipe. De um lado, Rodrigo Valadares (UB), que tenta tomar a presidência da sigla; do outro, Edvan Amorim, que, conforme informações exclusivas trazidas pela Realce, conseguiu reagrupar forças e igualar um jogo que, até então, parecia pender para o deputado.
Para não perder espaço, o dirigente montou um verdadeiro esquadrão, reunindo aliados históricos e até mesmo abrindo diálogo com figuras que estavam afastadas, como Valmir de Francisquinho. O movimento foi lido nos bastidores como uma resposta direta às investidas de Rodrigo, que vinha tentando se consolidar como novo líder da sigla no estado.
E, com essa virada de jogo, Rodrigo corre o risco de sair da queda de braço sem comando de partido, sem estrutura e ainda escanteado pelo próprio grupo que dizia lhe apoiar. Consequentemente, o deputado pode ver seu sonho de protagonismo no bolsonarismo virar pó antes mesmo do início da campanha, com a possibilidade de até mesmo recuar da corrida pelo Senado. Já se Edvan perder a briga, ele e seu bloco devem migrar para o Republicanos.
Exclusiva sacudiu os bastidores
A exclusiva da Realce sobre a articulação em Brasília com o deputado Gustinho Ribeiro movimentou os bastidores em Sergipe. As informações dão conta de que o acordo abriria dois caminhos: ou todos migrariam para a sigla do parlamentar, com ele entregando o comando estadual a Edvan Amorim, que definiria se a presidência ficaria em suas mãos ou passaria para nomes como Emília Corrêa ou Valmir de Francisquinho; ou, caso Edvan saia vitorioso na queda de braço pelo PL, Ribeiro se somaria ao partido.
Luizão Dona Trampi se consolida
O nome do deputado Luizão Dona Trampi (UB) tem ganhado força para ser a principal aposta do bolsonarismo raiz para o Senado. Sua lealdade inabalável a Jair Bolsonaro, e até a Donald Trump, o coloca como a opção mais “pura” dentro da base conservadora. Diferente de outros que acumulam contradições no currículo, ele nunca se afastou do bolsonarismo, o que o torna, para muitos, a principal aposta da direita sergipana para o Senado.
Ricardo para a Câmara
O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, deve disputar a Câmara Federal em 2026. E pode fazê-lo pela federação PSB-Cidadania, o que lhe garante um cenário confortável. A expectativa é que a força de nomes como Anderson de Zé das Canas e Cláudio Mitidieri projete a federação entre as mais competitivas do estado. Ricardo, com sua habilidade de comunicação junto à base popular, desponta como um dos favoritos para ser o segundo eleito na chapa, com chances reais de figurar até mesmo entre os mais votados.
Clima tenso
E por falar em Ricardo, tem ficado cada vez mais tenso o clima entre ele e a prefeita Emília. Nesta semana, Corrêa chegou a disparar um recado duro contra o vice em um evento público, justamente dias após o comunicador rasgar elogios à gestão do governador Fábio Mitidieri (PSD) pelas entregas na área da educação. O episódio alimentou ainda mais as especulações de bastidores: será que vem rompimento por aí?
Infraestrutura é o foco
O prefeito de Lagarto, Sérgio Reis (PSD), destacou nesta semana que a prioridade de sua gestão é direcionar os recursos municipais para obras em infraestrutura, focado em levar melhorias concretas para a população. Segundo ele, o dinheiro público será aplicado de forma correta e transparente, com foco em calçamento, saúde e educação, áreas apontadas como essenciais para garantir avanços reais no município.
Adultização e regulação das redes
O senador Alessandro Vieira (MDB) comemorou e muito a aprovação do PL da Adultização no Senado, de sua autoria, afirmando que é possível regular sem censurar. Ele ressaltou também que a proposta busca coibir a exploração comercial de conteúdos envolvendo crianças e adolescentes nas redes sociais, proibindo a monetização de materiais considerados inadequados. Para Vieira, a medida segue uma tendência global de proteção a grupos vulneráveis, garantindo regras claras sem comprometer a liberdade de expressão.
Governador retorna próxima semana
Diagnosticado com pneumonia, o governador Fábio Mitidieri (PSD) deve retornar aos trabalhos presenciais já na próxima semana. Por orientação médica, ele ficou “de molho” durante cerca de sete dias, conforme anunciou em suas redes sociais, mas segue em plena recuperação e deve retomar a agenda normalmente.
Bem nas pesquisas
E por falar em Fábio Mitidieri, até aqui, as principais pesquisas do estado mostram ele vencendo em todos cenários, reflexo da percepção popular de que a gestão tem funcionado.
PSOL define prioridades
O PSOL anunciou que terá como prioridades eleitorais em 2026 as candidaturas do vereador Iran Barbosa ao Senado e da deputada Linda Brasil à reeleição. Nos próximos dias, a Realce fará análises aprofundadas sobre os pré-candidatos à Casa Alta, incluindo essa nova movimentação da esquerda e os efeitos dela no próximo ano.
Republicanismo
Nos bastidores, a postura do senador Rogério Carvalho (PT) foi bastante elogiada após articular a aprovação da Mensagem 48/2025, que autoriza Sergipe a contratar US$ 53,6 milhões junto ao Banco Mundial para o programa CONECTA-SE. A maturidade política demonstrada pelo petista ao contribuir com a gestão de Fábio Mitidieri (PSD), mesmo sendo adversário, foi vista como um gesto de grandeza e responsabilidade, reforçando que, quando há cooperação, Sergipe ganha em avanços estruturais e modernização dos serviços públicos.