Na política, poucos atributos contam tanto quanto a lealdade. E é justamente nesse quesito que o deputado estadual Luizão Dona Trampi (UB) tem se consolidado como uma das principais apostas da direita sergipana para a eleição de 2026. E ele pode se consolidar também como a aposta “raiz” dos bolsonaristas para o Senado, caso Rodrigo Valadares (UB), de fato, recue, se não conseguir o comando do PL em Sergipe.
Conhecido pela defesa intransigente do ex-presidente Jair Bolsonaro e até do presidente americano Donald Trump, Luizão construiu uma trajetória política sem episódios de infidelidade ou contradições que possam manchar sua imagem junto à base conservadora.
Essa postura começou a chamar atenção nos últimos meses, quando lideranças alinhadas ao clã Bolsonaro passaram a trabalhar ativamente em torno do seu nome. Para esse grupo, Luizão representa a figura de um bolsonarista “raiz”, sem desvios ideológicos, e por isso capaz de conquistar a confiança de boa parte do eleitorado conservador.
E, depois que a Realce revelou a movimentação de lideranças em torno de seu nome, para impulsioná-lo ao Senado como a única opção raiz do bolsonarismo, o crescimento de Luizão foi visível nas redes sociais. Grupos bolsonaristas passaram a compartilhar frases como: “É o verdadeiro bolsonarista”, “Esse merece ser nosso senador” e “Sergipe vai estar bem representado”.
O Senado, vale lembrar, é prioridade para o bolsonarismo em 2026. O objetivo é aumentar a bancada, consolidar posições de poder no Congresso, garantir governabilidade e frear pautas da esquerda.