A direita sergipana intensificou nesta semana a mobilização para o ato de 7 de Setembro, neste domingo. O movimento integra a série de manifestações batizadas de “Reaja Brasil” e tem como principal pauta a defesa da anistia para os envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
O ato também traz mensagens em favor da liberdade de expressão, críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em Sergipe, lideranças como Capitão Samuel (UB), Rodrigo Valadares (UB), Lúcio Flávio (PL), Moana Valadares (PL) e Luizão Dona Trampi (UB) reforçaram os convites nas redes sociais.
A concentração será às 14h, na Praia da Cinelândia, na Orla de Atalaia, com encerramento previsto na Praia Formosa, no bairro Treze de Julho. O movimento, que se soma à manifestação nacional marcada para a Avenida Paulista, em São Paulo, traz como bandeiras centrais a defesa da anistia, da liberdade e da democracia.
A expectativa é alta, especialmente considerando o atual momento político nacional. O ex-presidente é alvo de inquéritos que investigam supostas tentativas de golpe de Estado e ataques às instituições democráticas. Seus apoiadores, no entanto, consideram que ele vem sendo vítima de perseguição e uso político do Judiciário, o que deve ser um dos principais motes das falas durante o protesto.