O secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto (PDT), anunciou nesta sexta-feira, 5, apoio à reeleição da deputada federal Katarina Feitoza (PSD), destacando que a decisão é motivada por reconhecimento ao gesto feito pela parlamentar em 2024, quando ele disputou a prefeitura de Aracaju.
“Eu vou apoiar a deputada Katarina Feitoza em sua reeleição, por gratidão pelo gesto que ela fez comigo na minha eleição”, disse o pedetista na rádio Fan FM, ao se referir ao recuo da parlamentar naquele ano para apoiá-lo.
Nos bastidores, a declaração é vista como uma estratégia do grupo de Edvaldo Nogueira (PDT) para cessar as especulações de que o ex-prefeito poderia disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2026.
Edvaldo tem trabalhado para consolidar sua pré-candidatura ao Senado, tratada como parte de uma estratégia de longo prazo, que visa 2028, quando pode tentar retornar à prefeitura. Aliados afirmam que o pedetista avalia ser mais vantajoso arriscar na disputa pela Casa Alta, já que uma derrota nesse cenário seria menos danosa do que uma eventual derrota para a Câmara dos Deputados. A leitura é de que, se perder a corrida para senador, ele ainda preservaria capital político suficiente para viabilizar sua candidatura à Prefeitura de Aracaju em 2028.
Apesar disso, há também quem não descarte que exista um plano B sendo avaliado: a disputa para deputado federal. Essa hipótese, no entanto, é tratada com cautela, pois uma candidatura mal-sucedida à Câmara poderia fragilizar ainda mais a imagem do ex-prefeito.
Portanto, no momento, o movimento de Luiz Roberto em apoiar Katarina Feitoza serve para reforçar o discurso de que Edvaldo não pretende disputar a Câmara.