A deputada federal Katarina Feitoza (PSD) confirmou que votará a favor da urgência do projeto de anistia aos investigados e condenados pelos atos de 8 de janeiro. O posicionamento ocorre em meio à forte cobrança de grupos bolsonaristas que pressionaram a bancada sergipana a se manifestar sobre a matéria.
Com a decisão, Katarina se junta ao bloco de parlamentares do estado que optaram por apoiar a tramitação acelerada da proposta. Até o momento, apenas a deputada Yandra Moura (UB) ainda não tornou público o seu posicionamento, enquanto João Daniel (PT) segue sendo o único a se declarar contrário à medida.
A votação da urgência representa um passo importante para os defensores da anistia, já que, se aprovada, permite a inclusão imediata do texto na pauta do plenário da Câmara dos Deputados, acelerando o processo de análise da proposta.
A urgência pode ser votada ainda hoje. A pauta ganha força especialmente após o julgamento e condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, entre outros crimes.