Nos últimos anos, as corridas de rua se consolidaram como uma das principais tendências do esporte no Brasil. De acordo com a pesquisa Por Dentro do Corre, realizada pela Olympikus e Box1824, cerca de 13 milhões de brasileiros já praticam a modalidade. Já o relatório anual do Strava apontou que o país é o segundo com maior número de atletas corredores no mundo, com mais de 19 milhões de pessoas envolvidas em provas e treinos. E essa onda de popularização também chegou em Sergipe, onde tem ganhado cada vez mais espaço.
No estado, diversos eventos já movimentaram o calendário nos últimos anos, como a Corrida do Trabalhador, a Corrida do Hospital do Amor, Corrida Cidade de Aracaju, que todos os anos movimenta milhares de atletas no aniversário da capital; e várias outras.
Uma das mais recentes foi a 1ª etapa do Circuito de Corridas de Rua da Revista Realce, em Lagarto, e que foi um enorme sucesso. A estrutura elogiada e a participação massiva elevaram a expectativa para as próximas provas, que acontecerão em Aracaju e Itabaiana.
Mas o que explica essa popularidade das corridas?
De acordo com especialistas, a corrida é uma atividade que traz benefícios diretos para a saúde física e mental, ajudando na prevenção de doenças, no controle do estresse e na melhoria da qualidade de vida. O baixo custo e a possibilidade de ser praticada em diferentes espaços urbanos são fatores que ajudam a explicar a popularidade da modalidade, que vem transformando ruas e avenidas em verdadeiros pontos de encontro esportivo e social.