Um movimento nas redes sociais liderado por grupos bolsonaristas tem pressionado os deputados federais de Sergipe a votarem a favor da urgência do PL da Anistia, que deverá ser pautado nesta quarta-feira, 17, pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
De acordo com a última atualização, Rodrigo Valadares (UB), Ícaro de Valmir (PL), Gustinho Ribeiro (Republicanos), Thiago de Joaldo e Fábio Reis (PSD) já se declararam a favor da proposta. Delegada Katarina (PSD) e Yandra Moura (UB) aparecem como indecisas, enquanto João Daniel (PT) é o único a se posicionar contra.
O movimento classifica a medida como “anistia ampla, geral e irrestrita” e considera esta quarta como o dia crucial para a mobilização nacional. Nas postagens, militantes afirmam que “a vida de Bolsonaro e a liberdade dos presos políticos está em nossas mãos”.
A votação da urgência é considerada o primeiro passo para que o texto seja levado ao plenário da Câmara, e, se aprovada, o texto pode tramitar a qual momento na Casa.
Eles defendem uma anistia ampla para todos os condenados pelo movimento golpista que defendeu um golpe militar no Brasil após a eleição presidencial de 2022 e culminou na invasão das sedes dos Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.