A categoria dos professores obteve uma grande derrota em termos de representatividade na atual Legislatura da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com as candidaturas dos professores Dudu (PT) e Iran Barbosa (PSOL) em 2022. No entanto, em 2026, isso pode mudar.
Com o anúncio de uma pré-candidatura ao Senado Federal, Iran Barbosa abriu um espaço que deve ser preenchido pelo Professor Dudu na disputa por uma vaga de deputado estadual em 2026.
Em 2022, a dupla somou 38.600 votos, sendo o mais bem votado Iran, com 24.503 votos, contra Dudu, que obteve 14.097. O vereador ficou com a primeira suplência do PSOL e o professor com a segunda suplência do PT.
O resultado é que, mesmo bem votados, os dois não chegaram à vaga e deixaram a representação dos professores, em linhas gerais, órfãos de uma voz mais forte em defesa dos seus interesses.
Esse espaço garante todas as possibilidades necessárias para que Dudu avance na esquerda sergipana e seja sua grande aposta, especialmente pelo seu histórico de fortes votações em Aracaju e na sua cidade, Estância.
No período em que atuou como presidente da CUT Sergipe, Dudu fundou sindicatos e promoveu lutas sociais na maioria dos municípios, o que sempre lhe credenciou visibilidade e legitimidade na defesa das pautas da classe trabalhadora. Por esses e outros atributos, ele pode surgir como um dos nomes esquerdistas mais fortes na corrida.