A Câmara Municipal de Aracaju foi protagonista nas eleições de 2024 e deve repetir esse papel em 2026, quando uma parcela expressiva de seus parlamentares já se movimenta para disputar novos cargos. Pelo menos nove vereadores devem entrar no pleito, ampliando o peso político do Legislativo da capital sergipana.
Na corrida para a Câmara Federal, os nomes que já são cotados na disputa são Elber Batalha (PSB), Rodrigo Fontes (PSB), Levi Oliveira (PP), Moana Valadares (PL), Breno Garibalde (Rede) e Nitinho Vitale (PSD). No caso de Moana, a pré-candidatura surgiu de forma natural após a entrada de seu esposo, o deputado Rodrigo Valadares (UB), na disputa para o Senado. A própria vereadora já confirmou que estará na briga por uma das oito vagas de Sergipe em Brasília. Levi, por sua vez, terá como principal trunfo o apoio de seu tio, o senador Laércio Oliveira (PP), o que deve fortalecer sua pré-campanha.
Para a Assembleia Legislativa (Alese), o vereador Lúcio Flávio já anunciou que será candidato, inclusive construindo uma dobradinha com o delegado André David (Republicanos), que buscará vaga na Câmara Federal.
Já na disputa pelo Senado, dois vereadores se movimentam: Iran Barbosa (PSOL); e Ricardo Vasconcelos (PSD), que será o primeiro suplente de André Moura (UB).
Com esse quadro, a Câmara de Aracaju volta a se posicionar como um dos centros de articulação política para 2026, com muitos de seus parlamentares buscando ascender em voos mais altos.