Mesmo já não restando dúvidas de que a oposição entrará em 2026 longe de qualquer unidade, seus quadros insistem, de forma desorganizada, em propagar uma narrativa de união. O episódio mais recente envolveu Emília Corrêa e Ricardo Marques. Após o vice deixar a Secom, alimentando especulações de rompimento, a prefeita, como de costume, tentou desviar das insinuações e negou qualquer racha. No entanto, sua tentativa de sustentar a versão de harmonia foi rapidamente desmontada por uma curta e direta fala da vice-primeira-dama, Cecília Marques, que disparou: “Livramentos disfarçados”.
A situação remete a outros episódios já destacados pela Realce, que escancararam o cenário de brigas internas mesmo em meio a abraços forçados e acenos públicos de cordialidade. Foi assim com Valmir de Francisquinho, a própria Emília, Eduardo Amorim, Edivan Amorim e Rodrigo Valadares, todos personagens de uma oposição marcada mais por disputas internas e vaidades do que por qualquer projeto de unidade.
Mais especulações
Com a saída de Ricardo da Secom, voltou a ganhar força nos bastidores a possibilidade de ele migrar para a base do governador Fábio Mitidieri (PSD).
Mais especulações II
Questionado sobre essa possibilidade, Fábio afirmou que pode ter uma conversa com Ricardo. Vale lembrar que, no último mês, o próprio vice rasgou elogios à gestão estadual pelas entregas na educação, reconhecendo o trabalho do governador. E, ainda que esse tipo de gesto seja comum de sua postura republicana, a declaração não passou despercebida e alimentou novas especulações na época.
Gleice
Nos bastidores, o nome mais cogitado para assumir o lugar de Ricardo na Secom é o da jornalista Gleice Queiroz, secretária-adjunta da comunicação e que possui uma larga experiência na área.
Boa evolução
O ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, foi diagnosticado com câncer de próstata, mas já iniciou o tratamento médico e, segundo pessoas próximas, vem apresentando boa evolução. Governador entre 2017 e 2022, ele segue em acompanhamento constante com a equipe de saúde, que tem se mostrado otimista quanto ao quadro, trazendo confiança e tranquilidade à família e aliados.
Repercussão negativa
Ganhou grande repercussão negativa em Lagarto, nesta semana, os votos contrários de quatro vereadores ao projeto de lei encaminhado pela Prefeitura que reduz a alíquota do IPTU e amplia a faixa de isenção para famílias de baixa renda. Foram eles: Fabiana de Sandro do Boeiro (Republicanos), Fernando Moura (PDT), Gordinho de Jorge da Laranja (Republicanos) e Gordo do Quilombo (PDT). Diante do desgaste, alguns deles chegaram a tentar transferir a responsabilidade para a própria Prefeitura, distorcendo informações.
Zona de Expansão
Em Brasília, lideranças sergipanas seguem acompanhando a tramitação do PLP 6/2024, projeto do deputado Rafael Simões (UB) que trata da definição de limites territoriais e prevê plebiscito popular para resolver conflitos como o da Zona de Expansão entre Aracaju e São Cristóvão. Em audiência com o relator Hildo Rocha (MA), estiveram o presidente da Câmara de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, e as deputadas Yandra Moura e Katarina Feitoza, entre outros.
Denúncia em Itabaiana
A assistente social Gicelma Menezes, que trabalhava no CRAS II de Itabaiana, denunciou ter sido humilhada pelo prefeito Valmir de Francisquinho. Segundo ela, em público, o gestor afirmou que sua irmã, a secretária de Desenvolvimento Social Osana Costa, poderia exonerá-la do cargo e, em seguida, ainda a classificou como “muito complicada”, episódio que teria gerado constrangimento diante de colegas.
Cauê
O publicitário Carlos Cauê confirmou que vai comandar a campanha de reeleição do senador Rogério Carvalho (PT) e manifestou o desejo de também coordenar a campanha de Fábio Mitidieri (PSD) ao governo, destacando, em entrevista na rádio FAN FM, sua admiração e confiança no projeto político do atual gestor, que caminha a passos largos para a reeleição.