A cultura sergipana foi representada no 1º Festival de Cultura Popular de São Paulo, no fim de semana, com apresentações dos grupos lagartenses Parafusos e da Quadrilha Junina Raio da Silibrina na Avenida Paulista e no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O evento, iniciado na última terça-feira, 7, reuniu mais de 50 atrações de todo o país.
O integrante do grupo Parafusos, José Augusto, expressou a emoção de representar a tradição centenária em São Paulo. “Desde a infância vivo e respiro cultura. Quando visto a roupa dos Parafusos, me sinto pleno. Representar minha cidade aqui é algo maravilhoso. Os Parafusos são do povo lagartense há mais de cem anos, e trazer essa história até São Paulo é um sonho realizado”, disse.
Já Rosenice da Silva Alves, da Quadrilha Junina Raio da Silibrina, comemorou o momento como uma conquista coletiva. “É a realização de um sonho para o nosso grupo. Espero que este seja o primeiro de muitos anos que viremos para São Paulo, abrindo portas e levando a cultura lagartense ainda mais longe”, afirmou.
Além dos Parafusos e da Raio da Silibrina, Lagarto também foi representado pelo grupo teatral Cobras e Lagartos, que apresentou o espetáculo Descortinando Lagarto, com os artistas Ediclécia Santos e Mharcyo Cruz. “Levar um pouco da nossa cidade para o público paulista é mostrar que Lagarto é sinônimo de arte, talento e tradição. Nossa cultura é rica e merece ocupar cada vez mais espaços no cenário nacional”, completou Ediclécia.