Formalizada neste ano, a Federação União Progressista, com a maior bancada do Congresso, tem planos ambiciosos para 2026. Dentro da chapa governista em Sergipe, por exemplo, o bloco almeja não apenas a vaga ao Senado, mas também a indicação do vice-governador na futura composição liderada por Fábio Mitidieri (PSD).
O presidente estadual do Progressistas (PP) e senador Laércio Oliveira já externou publicamente seu desejo de indicar o vice de Fábio, numa movimentação antecipada ainda em 2024 pela Realce.
Para o senador, a federação, e, em especial, o PP, reúne força política e representatividade suficientes para assegurar um espaço estratégico na composição de 2026. Ele tem defendido que o bloco, formado também pelo União Brasil, deve atuar de forma equilibrada, com o PP indicando o vice, já que o UB já tem um nome para o Senado apoiado pelo governador.
No entanto, os planos de André são igualmente ambiciosos. Nos bastidores, as informações são de que ele estaria até mesmo sondando Jeferson Andrade (PSD), nome mais cotado para a vice-governadoria, para que ele migre para o União Brasil, tendo em vista que a composição naturalmente não será puro-sangue.
Vale lembrar que, além deles, diversas outras lideranças, tanto da base quanto da oposição, já se movimentam para ocupar a cobiçada vaga de vice, que nunca foi tão disputada dentro do grupo governista como agora.