Tem se tornado cada vez mais difícil diferenciar o que é real do que é produzido por inteligência artificial nas redes sociais. E, em Sergipe, isso aconteceu nesta semana com um vídeo gravado em Itabaiana, que viralizou após mostrar uma funcionária da Prefeitura tentando impedir o trabalho do repórter André Ferreira, do programa Balança Sergipe.
Como já abordado pela Realce, o jornalista estava no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social para registrar uma denúncia sobre o abandono de veículos públicos, incluindo ônibus e automóveis que deveriam estar a serviço da população, mas que estariam parados há meses sem manutenção, quando foi surpreendido pela servidora que correu em direção ao portão para fechá-lo rapidamente, numa tentativa completamente atrapalhada de barrar o registro das imagens.
O vídeo viralizou nas redes sociais, acabou gerando uma avalanche de comentários e virou até mesmo motivo de piada, com muitos internautas questionando se o vídeo não teria sido feito por inteligência artificial, tamanha a estranheza da situação.
“Eu no começo achando que era IA”, escreveu um usuário. “Gente, eu jurando que era IA no início, até ele soltar ‘endoido foi’?”, comentou outra. “Pensei até que era IA”, disse um terceiro. “Parece inteligência artificial! Gente, estou chocada”, reagiu outra seguidora. “No começo pareceu IA”, brincou uma usuária. “É tão ridícula, que chega a parecer IA”, disse mais uma.
Durante a gravação, a funcionária aparece tentando trancar o acesso do jornalista, o que levantou suspeitas sobre uma tentativa de impedir a denúncia. Até o momento, a gestão não se posicionou sobre a polêmica.


