Deputado estadual em seu primeiro mandato, eleito em 2022 com 18.291 votos, Luizão Dona Trampi (UB) tinha como caminho natural buscar a reeleição para a Assembleia Legislativa. No entanto, decidiu anunciar uma pré-candidatura ao Senado, enfatizando que seria essencial aumentar a representação do conservadorismo no Congresso Nacional. Mas, como já abordado pela Realce, o parlamentar agora avalia recuar dessa disputa.
As informações são de que o parlamentar, que vinha sendo tratado como uma das principais apostas da direita, especialmente do bolsonarismo raiz para o Senado em 2026, pode retirar seu nome da corrida para compor uma aliança com o deputado federal Rodrigo Valadares (UB).
A costura consistiria em Luizão abrir mão da pré-candidatura à Casa Alta em troca do apoio de Rodrigo à sua reeleição na Alese. Dessa forma, Valadares ficaria como o nome do bolsonarismo para a disputa ao Senado.
A estratégia é vista como uma tentativa de evitar a pulverização dos votos conservadores em Sergipe. Setores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro têm defendido que a unidade é o único caminho para garantir competitividade em uma eleição considerada estratégica nacionalmente.