Como antecipado pela Realce, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) foi confirmado pelo presidente Lula (PT) como o novo titular da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A mudança é tratada como estratégica dentro do governo, já que Boulos mantém amplo diálogo com os movimentos sociais, uma das principais atribuições da pasta, e chega para reforçar uma área em que Márcio Macedo vinha enfrentando desgaste. O próprio presidente deu puxões de orelha em mais de uma ocasião no sergipano sobre a frágil condução das articulações.
Nos bastidores de Brasília, a informação é de que, apesar da substituição, Lula não pretende “deixar Márcio na chuva”. A ideia é mantê-lo em alguma posição dentro do governo, com possibilidade de assumir um novo posto, possivelmente no Ibama. Como já abordado pela Realce, há ainda a chance de Macedo disputar uma cadeira na Câmara Federal em 2026.
Com assento no Planalto, a Secretaria-Geral é responsável não apenas pela coordenação administrativa da Presidência, mas também por conduzir a relação com os movimentos sociais.


