Ganhou grande repercussão a exclusiva da Realce na última semana de que o ex-prefeito de Frei Paulo, Anderson de Zé das Canas (PSB), tem sido rejeitado pela própria base em Itabaiana, num cenário de esvaziamento e resistência justamente onde ele esperava maior força e onde foi vereador por quatro mandatos.
O ex-prefeito é uma das apostas do PSB para disputar uma das cadeiras na Câmara Federal nas eleições de 2026 e tem feito grandes movimentos por todo o Estado, especialmente pelo Agreste, na tentativa de fortalecer sua pré-candidatura. No entanto, onde deveria ser sua principal base, informações obtidas pela Realce apontam dificuldades crescentes de articulação.
E para piorar a situação, as informações agora são de que apenas um vereador ainda declara apoio à pré-candidatura de Anderson em Itabaiana. Outros aliados migraram para nomes como Cláudio Mitidieri (PSB), Katarina (PSD) e Yandra Moura (UB). Diante desse cenário, a expectativa é que ele tenha entre apenas 5 e 10 mil votos na cidade serrana, segundo Habacuque Villacorte.
As informações são de que há insatisfação generalizada entre aliados, causada principalmente pelo afastamento de Anderson durante as eleições de 2024, quando ele não apareceu para apoiar nomes do seu grupo. Essa ausência teria provocado frustração e desgaste, levando a uma queda acentuada de apoio e reduzindo o entusiasmo de figuras que antes marchavam ao seu lado. Isso ganhou força também após um registro de Edson Passos (PSD) ao lado de Katarina.


