O presidente da Associação de Dirigentes das Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe (ADEMI-SE), Evislan Souza, participou do encontro estratégico “Habitação de Baixo Carbono: Experiências Globais e Soluções Locais”, promovido pela Caixa Econômica Federal (CAIXA).
O evento, realizado nesta segunda-feira, 3, em São Paulo, reuniu líderes institucionais, especialistas internacionais da Áustria e França, e representantes do setor público e privado para debater o futuro sustentável da construção civil e da habitação.
Anúncios cruciais para o setor foram feitos durante o evento, com forte impacto nas construtoras parceiras da Caixa, como as associadas da ADEMI-SE, que atuam na agenda de sustentabilidade urbana, inovação e industrialização da construção habitacional.
“Nossa presença aqui demonstra o alinhamento da ADEMI-SE e do mercado imobiliário sergipano com as tendências de sustentabilidade e inovação que estão redefinindo a construção civil no Brasil e no mundo. É um caminho sem volta o da industrialização, da eficiência energética e da responsabilidade ambiental”, destacou Evislan.
Durante o encontro, houve o lançamento da Plataforma BIP (Benchmark Iterativo para Projetos de Baixo Carbono), desenvolvida em parceria com a USP (via FDTE). A ferramenta é automatizada e compatível com a metodologia BIM, e será disponibilizada gratuitamente às construtoras clientes da CAIXA.
O objetivo é mensurar o carbono incorporado em empreendimentos habitacionais, impulsionando a descarbonização do setor e promovendo maior eficiência e transparência na avaliação de impactos ambientais.
Na oportunidade, a CAIXA também anunciou compromissos institucionais para o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais equitativa e consciente. Entre eles, a meta de atingir R$ 1,25 trilhão em produtos financeiros sustentáveis até 2030, ampliar a presença feminina em cargos de liderança para 36%, e neutralizar as emissões de carbono até 2050.


