Sergipe receberá, a partir de amanhã, 14, até o dia 24 deste mês, a Jornada de Solidariedade à Palestina. A programação reunirá pesquisadores, artistas, cineastas e intelectuais da Palestina, do Brasil e de outros países, com atividades distribuídas em Aracaju, São Cristóvão e assentamentos de reforma agrária.
A vereadora Sônia Meire (PSOL) destacou que esta edição representa um marco para Sergipe. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ela anunciou que a abertura contará com a primeira apresentação continental do LatinArab International Film Festival no Brasil, que ocorrerá no Cinema Walmir Almeida, amanhã, às 19h.
“Pela primeira vez nós vamos ter aqui um evento muito importante, que será a apresentação de filmes latino-árabes”, afirmou. Sônia reforçou que a mostra de cinema é uma oportunidade para que o público sergipano compreenda, através da arte, o sofrimento e a resistência do povo palestino frente aos ataques e crises humanitárias que se intensificam ano após ano. “É um momento para entender como o povo palestino vem sofrendo e, ao mesmo tempo, produzindo obras maravilhosas. O cinema latino-árabe é de grande importância para nós”, disse.
A Jornada será realizada em parceria com o Centro Internacional de Estudos Árabes e Islâmicos (CEAI-UFS), o Instituto Ibrahim Abu Lughod da Universidade de Birzeit, na Palestina, e a organização argentina CineFértil, responsável pelo festival. Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Arturo Hartmann, Basil Farraj, Ahmed Zoghbi, Suzan Abdaljawwad e Abrar Qari.
Além da exibição de filmes, a programação inclui debates, oficinas, mesas-redondas, participação especial no Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) e atividades em comunidades rurais e assentamentos da reforma agrária.


