No jogo das grandes estratégias, não vence quem se move primeiro, vence quem faz a jogada no momento exato. Assim como no xadrez, onde fazer o movimento errado pode custar toda a partida, a política exige uma boa leitura, medir cada ação e só então avançar. Foi justamente essa lógica que guiou o governador Fábio Mitidieri (PSD nos últimos meses. Focado na gestão, ele vinha evitando se envolver no calor das articulações eleitorais. Mas o cenário mudou. Com seu nome cada vez mais colocado no centro das movimentações, inclusive em conversas de impacto nacional, que envolvem até mesmo o presidente Lula (PT), o pessedista decidiu mudar sua estratégia. E, em vez de deixar para 2026 a definição das chapas majoritárias, o mandatário teria anunciado que baterá o martelo ainda em 2025.
E essa mudança acontece justamente num momento em que Lula entrou nas articulações. As informações, como já abordado com exclusividade pela Realce conforme fontes do PT nacional, são de que o presidente pretende consolidar sua base para 2026 no Estado através de uma aliança com Fábio, com quem deve se reunir provavelmente na próxima semana, após o COP 30. Em contato com o “Planalto”, a revista recebeu apenas a informação que não há nada de concreto, mas movimentos deverão ocorrer no próximos dias.
Vale lembrar que esse diálogo pode abrir as portas para uma reaproximação do governador com o senador Rogério Carvalho (PT), que, segundo informações dos bastidores, já teria conversado com Fábio, assim como João Daniel (PT), que sempre teve boa relação com o governador.
O fato é que o resultado desse diálogo irá impactar e muito o cenário político sergipano para 2026. E, enquanto isso ainda não é definido, paira a incerteza sobre quem será o segundo nome de Fábio para o Senado. Rogério, Edvaldo Nogueira (PDT) ou Alessandro Vieira (MDB)?
Também falta ainda a definição sobre quem será seu vice e que sacode igualmente os bastidores, com uma disputa intensa de lideranças por espaço em sua chapa. No momento, a disputa está entre o grande favorito Jerferson Andrade (PSD) e Priscila Felizola (Podemos). Quem levará a melhor? Agora é só aguardar para ver e saber quem serão os escolhidos. Sobre o vice, a Realce trará com exclusividade informações dos bastidores com um raio-X completo dos nomes que estão na disputa. Fiquem ligados nos nossos canais.


