A disputa por vagas na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) começa a ganhar contornos na Barra dos Coqueiros, onde três nomes de peso surgem como potenciais representantes do município na eleição estadual.
Um deles é Gilson dos Anjos, ex-prefeito da Barra e atual presidente da Emdagro. Com um expressivo capital político e apoio de fortes lideranças, ele tem ampliado sua visibilidade e construído uma estrutura eleitoral que faz seu nome ser tratado como uma das apostas mais seguras da Barra para ocupar uma cadeira na Alese a partir de 2027.
Outro nome que pode voltar ao cenário estadual é Alberto Macedo (UB), ex-prefeito que encerrou sua gestão em 2024 após um mandato. Ele protagonizou uma das viradas mais surpreendentes nas últimas eleições municipais, quando foi derrotado por Airton Martins em uma disputa acirrada que ainda teve Danilo (PT) como uma forte terceira via.
Nos bastidores, Alberto é visto como um possível pré-candidato à Alese, movimento que também funcionaria como um teste de força para 2028, quando avalia tentar retornar ao comando da cidade.
Fechando o trio está o atual deputado estadual Adailton Martins (PSD), que buscará renovar sua cadeira. Em 2022, foi eleito com 24.175 votos, sendo o mais votado da Barra dos Coqueiros, com 3.996 votos no município. Para 2026, ele terá o reforço do apoio de seu irmão, o prefeito Airton Martins (PSD), que segue fortalecendo seu espaço dentro da base governista e já definiu sua própria chapa para o próximo pleito.
Com três caminhos possíveis, a Barra dos Coqueiros tende a desempenhar um papel central na disputa por vagas na Alese, assim como nas demais corridas. E a depender das articulações, o município poderá não apenas influenciar o resultado, mas também ampliar sua representatividade no Legislativo estadual.


